Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SERÁ EVIDÊNCIAS DE EL NIÑO?

Diferente de junho, o mês de julho se mostrou bastante chuvoso em Santa Catarina. Situação semelhante está se observando agora em agosto, onde só nas primeiras horas do mês algumas regiões catarinenses já alcançaram quase 200 milímetros de chuva! O município de Joaçaba no meio-oeste do Estado já tem um total de 187,2mm de precipitação acumulada neste mês até hoje.

No entanto, há de se salientar o fato de agosto estar sendo diferente de todos os meses deste inverno com relação a temperatura. Pois é, está mais quente. São Miguel do Oeste, por exemplo, nos últimos dias tem registrado constantemente máximas acima dos 27ºC. Será evidências do fenômeno El Niño?

Bom, as águas do oceano Pacífico equatorial estão mais quentes que o normal, indicando uma migração do La Niña que esteve presente no começo doano para o El Niño que deve perdurar pelos próximos meses. Na figura abaixo, nota-se a anomalia da Temperatura superficial do Mar (TSM) na última semana.
Observando bem, pode ver na parte do oceano Pacífico próximo do Equador manchas vermelhas, indicando que a temperatura ali está mais elevada do que deveria estar. Algumas chegam a indicar anomalia de até 3ºC.
Voltando a falar de chuva, após alguns dias ensolarados, ventosos e relativamente quentes, uma frente fria avançou pela Argentina e chegou até Santa Catarina. Um dos acumulados diários mais significativos de chuva se deu em Xanxerê com 23,4mm nesta terça-feira.
A frente fria está estacionária sobre a região Sul do Brasil. Com isso a quarta-feira deve ser de tempo instável em SC,porém com bons períodos de sol. A formação e o avanço de uma baixa pressão, deve favorecer uma frontogênese fria (formação de uma frente fria) sobre a região, levando toda a instabilidade para nordeste e estabilizando o tempo em solo catarinense na quinta-feira.

DADOS: INMET -CPTEC/INPE

Nenhum comentário: