Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O EL NIÑO VOLTOU!

A primavera astronômica inicia-se hoje, porém a primavera climática já começou há mais de um mês, quando as características da estação já poderiam ser notadas, como o aumento do regime pluviométrico e das temperaturas mínimas e máximas. As menos constantes entradas de ar polar também evidenciam a mudança de estação.

Entretanto, como já havia sido mencionado em outra postagem aqui no blog Paulo Tempo, esse ano temos a persistência do fenômeno conhecido como El Niño, que é o aumento anormal da temperatura das águas superficiais do oceano pacífico equatorial. Ele tem se mostrado evidente nos últimos meses. Na imagem abaixo disponível na página de clima do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, vemos a evolução do El Niño na nessa última semana, mostrando o quanto a temperatura da água está acima do normal.

Esse aumento na temperaturas das águas do oceano pacífico equatorial, causa uma mudança na circulação do ar na atmosfera e assim uma alteração na disposição dos sistemas de tempo bom ou chuvoso. No Sul do Brasil, ocorre chuva acima do normal com a presença do El niño. E é essa característica que espera-se para Outubro, Novembro e Dezembro em Santa Catarina, ou seja, muita água vem por aí.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai dar enchente no mês de novembro ???