Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

APÓS VÁRIOS DIAS DE CALOR, O AR FRIO ALIVIA OS CATARINENSES

O título representa bem o que está acontecendo no tempo. Se voltarmos ao passado recente, ou seja, há uns meses atrás, veremos que a maioria esmagadora dos dias foram de calor. Isso foi evidenciado através do gráfico de temperaturas abaixo, registradas no mês de novembro deste ano na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET em Florianópolis.

Entretanto, nesse começo de dezembro, o que se vê é a entrada de uma massa de ar frio de marítima no Sul do Brasil, sobretudo no leste da região. Em São Joaquim chegou a fazer 9,2ºC as 6 horas da manhã de hoje. Observe uma recortagem da tabela com os dados da estação do INMET na cidade mais fria do Brasil (Clique na imagem para ampliar):

Em outros municípios catarinenses também fez frio para este mês de dezembro. Em Caçador, por exemplo, a mínima da madrugada anterior com 16,2ºC caiu para 12,5ºC na madrugada de hoje. Outro fator observado é a nebulosidade baixa sobre o leste do Estado, provocada pela alta pressão pós frontal (ar frio) no oceano Atlântico, a qual transporta umidade e forma nuvens nesta região de SC.

Na imagem do satélite GOES-12 a seguir, percebe-se a nebulosidade baixa do tipo Stratus e Stratocumulus (cinza mais claro) no leste de Santa Catarina:

Na madrugada deste sábado o frio pode ser um pouco mais significativo, dentro dos padrões desta época do ano. Deve-se ter mínimas de 5ºC no planalto sul, em torno dos 11ºC no oeste e meio-oeste, 12ºC no planalto norte e 17ºC nas demais áreas do Estado catarinense. Durante o dia as temperaturas sobem no oeste e meio-oeste devido ao avanço de ar quente, mas ficam mais agradáveis no leste e região serrana em função ainda do ar frio marítimo.

Abaixo, mediante o modelo de previsão de tempo MBAR do Instituto Nacional de Meteorologia, pode-se ter uma noção da dimensão do ar quente e do ar frio na região Sul do Brasil, previsto para o sábado à tarde.


De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, com o estabelecimento da Zona de Convergência do Altântico Sul - ZCAS (sistema que provoca chuvas abundantes em parte do Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil), a tendência é que os ventos da alta pressão pós frontal fiquem advectando umidade marítima ao leste catarinense e assim provocando nuvens baixas e até chuvisco isolado. Nas outras áreas do Estado o tempo fica bom, com calor e pouca chance de chuva. Essa condição perdura até domingo.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM.

Nenhum comentário: