Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

STORM RELATOS: TEMPESTADE DO DIA 13/01/2010 NO VALE DO PARAÍBA-SP

Local: São José do Barreiro-SP
Autor do relato: Claudio Ferreira Fraguito
Data: 13/01/2010


Imagem de satélite mostrando o núcleo sobre a localidade, bem na divisa entre SP e RJ. Note as cores em azul, indicando nuvens com topos frios de até -70ºC.


A seguir tem-se a imagem do radar do Pico do Couto, onde as vermelhas acima de São José do Barreiro indicam uma precipitação estimada em 50 milímetros por hora.


RELATO:

Claudio Ferreira Fraguito: __Por volta das 18hs estava se formando uma célula a nordeste daqui. Logo que ela maturou, a atividade elétrica dela foi bem intensa. A leste tinham uns enormes anvils (bigornas) bem brilhantes. Fiquei observando que também a nordeste começava uma corrente ascendente bem rápida, que estava sendo intensificada pelas rajadas descendentes da célula a nordeste. Se formou então uma bela Shelf Cloud a nordeste. Começou uma intensa precpitação e não tardou a aparecer os raios ali também.Tava lindo de se ver. Essa tempestade atingiu onde eu estava uns 10 minutos depois, mas já bem mais fraca. Não foi o que eu esperava, pelo menos pra cá, porque onde ela começou ouvi dizer que foi intensa.

Quero agradecer ao colaborador Cláudio pelo relato. Participe você também! Descreva uma tempestade ocorrida em sua localidade e mande para o email: paulotemposc@gmail.com
Se quiser pode mandar fotos também!

DADOS:
CPTEC/INPE, REDEMET

Nenhum comentário: