Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 24 de janeiro de 2010

DEPOIS DOS MAIS DE 200 MILÍMETROS DE CHUVA NO LITORAL NORTE , DOMINGO É DE SOL E CONVECÇÃO EM SC

Antes de começar a falar do domingo, quero relatar as chuvas significativas registradas no litoral norte de Santa Catarina na sexta-feira e ontem. Tudo pela circulação marítima associada a cavados, que são áreas de baixa pressão atmosférica e funcionaram como sugadores de umidade do oceano. Como o relevo do litoral norte é formado pela serra do mar quase encostada no oceano Atlântico, choveu absurdamente. Para se ter uma idéia, em Itapoá, próximo de Joinville chegou a chover 228 milímetros de chuva na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em 24 horas, ou seja, quase a média esperada para todo o mês de janeiro que é 250mm!. No pluviômetro de nosso colaborador David de Andrade de Joinville, foi acumulado 185 milímetros de precipitação no mesmo período.

De acordo com informações da defe civil catarinense, houve alagamento e deslizamentos de terra na região, deixando 310 estão desalojados e oito desabrigados em Joinville. O nível dos rios aumentaram e comprometeram as famílias ribeirinhas, além da ponte do rio Saí-Mirim em Itapoá.

Neste domingo, voltou a chover sobre a região na parte da manhã, porém em forma de pancadas rápidas, somando 18,6mm em Itapoá. No restante do Estado o dia foi de sol com bastante variação de nuvens, além do calor e sensação de abafamento. Em Indaial a máxima foi de 30,4ºC, porém com umidade relativa de 72%, levando a sensação acima dos 45ºC! Em Criciúma não foi diferente, fez 31,6ºC com umidade de 67%!

Já no meio da tarde houve formações de núcleos convectivos sobre o Estado. Por volta das 15h em São Miguel do Oeste uma pancada de chuva com descargas elétricas, acusou 10,2 milímetros. Logo mais tarde, as 17h, uma chuva forte cai em Xanxerê, somando 20,8mm na estação do INMET, com ventos de até 48,9Km/h.

Quase no mesmo horário, outra tempestade desabava sobre Ituporanga no Alto Vale do Itajai, acumulando 26,8 milímetros em sua duração. A temperatura na cidade que era de 29,1ºC, caiu para 20,1ºC em menos de uma hora com o avanço da chuva e do vento de 46,4Km/h!.

Na Grande Florianópolis, ameaçou chover, porém a célula convectiva pegou mais força sobre o noroeste da região, não tendo assim dados de chuva dessa área onde pode ter chovido. Sobre o resto da região a célula só regrediu até se deformar. Observe uma foto dela se aproximando abaixo.

Abaixo você confere uma imagem do satélite GOES-12 no canal Infravermelho Realçado, do horário das 17h de hoje, mostrando as células convectivas dispostas sobre SC.

Essa configuração do tempo se deve ao deslocamento de áreas de baixa pressão atmosférica sobre SC, aliadas ao ar quente e úmido presente. Esses sistemas persistem e assim a segunda-feira deve ser de tempo instável e até nublado, principalmente no litoral. Pode voltar a chover forte no litoral norte!

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL, A NOTÍCIA

Nenhum comentário: