Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SITUAÇÃO CRÍTICA EM CRICIÚMA

Os últimos três dias foram de fortes temporais em alguns pontos do Estado, sobretudo no norte e Criciúma. Por falar nessa última cidade, localizada no sul catarinense, ontem e hoje houve fortes temporais sobre a cidade, ocasionando alagamentos, inclusive no centro onde há tempo não alagava.

ONTEM (27/01):

Identificado acima na imagem de satélite, o temporal veio por volta das 15:30h e, de acordo com relatos de moradores, houve muitas descargas elétricas (raios). A temperatura do topo das nuvens estava a -70ºC. Na estação meteorológica automática da Epagri-Ciram localizada na cidade, mais especificamente no Morro do Céu, choveu 51,8 milímetros em apenas quarenta minutos de duração! De acordo com a MetSul Meteorologia, medições feitas no centro da cidade acusaram 90 milímetros neste mesmo período! É como se fosse jogar 90 litros de água em cada espaço de 1 metro quadrado de Criciúma.


HOJE (28/01):

Apesar de menos intenso, o acumulado foi ainda alto, chegando a chover 43,0 milímetros em um curto espaço de tempo, o suficiente para voltar a alagar as ruas da cidade (fotos abaixo).


EXPLICAÇÃO:

Bom, temos a circulação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, bem próximo do litoral gaúcho. Além disso formou-se um Vórtice Ciclônico - VC, ou seja, outro sistema de baixa pressão, porém mais organizado e localizado a uma altitude de mais ou menos 5 mil metros. O calor presente sobre SC, associado a umidade vinda do mar através da baixa pressão e o levantamento forçado desse ar quente e úmido provocado pelo Vórtice Ciclônico, se tornaram fatores determinantes para os temporais no sul de SC. Criciúma, por ficar próximo da serra geral, tem já uma ascenção melhor do ar, daí o alto volume de chuva.

A previsão, de acordo com o CPTEC/INPE, é de manutenção desse quadro de instabilidade nos próximos dias.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL, DIÁRIO CATARINENSE, DIÁRIO DE CRICIÚMA.

Nenhum comentário: