Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de março de 2010

O ROMANCE DOS CICLONES

Viu a imagem de satélite acima? Notou algo diferente? O ciclone tropical (tempestade tropical), segundo no Atlântico sul desde o Catarina em 2004, se encontra em alto mar a mais ou menos 800 quilômetros da costa sul do RS na tarde de hoje. Porém o curioso é que no mesmo horário aparecia outro ciclone ao sul desse, porém de natureza extratropical, o que estamos acostumados a presenciar. Note que um parece visualmente interagir com o outro. Segundo a Metsul Meteorologia, isso talvez pode estar atribuído ao fenômeno conhecido como Efeito Fujiwhara, descoberto após a primeira guerra mundial pelo japonês Sakuhei Fujiwhara, chefe do escritório de meteorologia do Japão. O efeito é uma interação entre dois ciclones, não sendo necessário serem de diferentes naturezas.

Pela carta sinótica da Marinha, onde são descritos todos os sistemas atuantes no momento e suas pressões atmosféricas a superfície, podemos ver o ciclone extratropical com pressão de 996 hpa associado a frente fria a leste da Argentina e o ciclone tropical a leste do RS com pressão mínima de 1000 hPa.

O sistema, de acordo com a própria Metsul, a Epagri-Ciram e Cptec/Inpe já não oferece mais risco algum a costa sul do Brasil, até mesmo porque no dia de hoje ele se converteu para extratropical em virtude de a frente fria que entrou no RS ter causado entrada de ar frio dentro do mesmo. A imagem de satélite de agora mostra o sistema já bem deslocado em alto mar, mas com formação muito bonita. Veja:

Em Santa Catarina o dia foi de sol, porém com aumento de nuvens e algumas chuvas convectivas isoladas, provocadas por pequenas células de convecção. Na imagem de satélite podemos vê-las, dando destaque novamente e formação sobre a Grande Florianópolis (cor vermelha):

Por volta das 14:30 o céu começou a ser encoberto por nuvens de desenvolvimento vertical em Florianópolis, como mostra as fotos abaixo:

Chegou a chover um pouco na região, no entanto muito fraco, exceto em Anitápolis onde de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM, choveu 15,2 milímetros. A estação do Ciram no bairro Itacorubi em Florianópolis acumulou apenas 0,6mm. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET em São José o pluviômetro totalizou 2,4mm de precipitação.

Para os próximos dias a previsão é que se mantenha essa condição, ou seja, sol em todo o Estado e chance de pancadas de chuva com trovoadas muito isoladas no leste e planalto sul em função da circulação do ciclone em alto mar. As temperaturas máximas devem tranquilamente ultrapassar os 30ºC. A excessão fica para o leste no sábado, que pode ter chuva mais intensa devido a um cavado invertido (área de baixa pressão) associado a Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NEXSAT, NASA, METSUL

Nenhum comentário: