Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de março de 2010

CAVADO ESTIMULA FORMAÇÃO DE NUVENS CARREGADAS EM SC

Vento chegou a 85,6km/h em Novo Horizonte

Como mencionado na postagem de sexta-feira, um cavado (área de baixa pressão alongada) nos médios níveis da troposfera se deslocou ontem (sábado) pela Argentina e Paraguai, chegando até Santa Catarina. O sistema estimulou o ingresso de umidade e calor da amazônia para SC e a subida desse ar quente e úmido sobre o Estado, consequentemente gerando nuvens carregadas. Provocou chuvas fortes no oeste e meio-oeste durante a tarde. No entanto uma segunda perturbação atmosférica no mesmo nível de altitude do cavado, também auxiliada pela umidade da amazônia, acabou instabilizando a atmosfera sobre o leste catarinense, formando um poderoso núcleo convectivo, o qual neste momento, nas primeiras horas de domingo, ainda dá o ar de sua graça.

Pelas imagens do radar do Morro da Igreja, operado pela Aeronáutica, você consegue notar as áreas de chuva forte em vermelho, indicando em torno de 30 a 40 milímetros por hora (estimado) nos horários das 23:30h e 00:00h:

Os destaques do dia foram Itajai, onde agora pouco desabaram 19,5 milímetros de chuva em menos de uma hora. A temperatura na cidade que antes era de 26,9ºC, caiu para 22,0ºC após o temporal. O vento chegou a 57,1km/h. Na capital catarinense, a temperatura antes da tempestade era de 26,7ºC, caindo para 22,8ºC após ela. Sobre o oeste de SC, a cidade onde choveu mais foi Novo Horizonte, cuja qual obteve 19,2 milímetros de precipitação em pouco tempo, sendo que o vento forte na hora do evento alcançou os 85,6km/h.

De acordo com as estações automáticas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), o acumulado de chuva durante os temporais hoje em SC foram de:

Novo Horizonte

19,5mm
Itajai

19,2mm

Videira

 14,8mm
Joaçaba 
13,5mm

Caibi

 13,2mm
Campos Novos
12,4mm
Curitibanos
11,8mm
Itá
11,0mm
Anitápolis
10,3mm
Antõnio Carlos
10,0mm
Florianópolis - Itacorubi
9,4mm
Celso Ramos
8,8mm
Laguna 
8,7mm
Florianópoliss - Casan
8,6mm
Siderópolis
5,4mm

Abaxo você confere uma animação das imagens do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado, mostrando a entrada das instabilidades provocadas pelo cavado em Santa Catarina. Note o forte crescimento e intensidade do núcleo formado na Grande Florianópolis.



De acordo a Epagri-Ciram e Cptec/Inpe, o cavado em médios níveis da troposfera aliado a umidade e calor vindos da floresta amazônica devem favorecer um domingo com muitas nuvens e chuva em Santa Catarina, que pode ser localmente forte. Na segunda-feira o tempo volta a melhor e as temperaturas ultrapassam os 30ºC.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

Nenhum comentário: