Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de março de 2010

TEMPESTADE TROPICAL FOI BATIZADA COMO ANITA

Apesar de não ter causado danos maiores ao continente, tendo apenas formação de instabilidades isoladas associadas ao seu giro ciclônico e ressaca nas praias, a tempestade tropical que se formou sobre as águas do Oceano Atlântico sul a não mais que 200km da costa sul do Brasil, foi sem sombra de dúvida um fenômeno a ser estudado em virtude de sua raridade, sendo apenas ela e o furacão Catarina registrados até hoje sobre essa área do mundo. 


Hoje a tempestade foi nomeada Anita, em homenagem a Anita Garibaldi, que marcou a história de SC e RS. A escolha foi feita pelos centros regionais de meteorologia dos dois estados, são eles: Epagri-Ciram (SC), Metsul Meteorologia (RS), RBS Meteorologia (RS e SC), Climaterra (SC), Atmosfera Meteorologia (RS) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural de SC.

A tendência é que amanhã um cavado, área alongada de baixa pressão, se desloque pela Argentina e Paraguai, influenciando o oeste e meio-oeste de Santa Catarina com formação de instabilidades e chuva associada a temporais isolados.

DADOS: CPTEC/INPE, NEXSAT, METSUL

Nenhum comentário: