Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de março de 2010

EFEITOS DA CIRCULAÇÃO MARÍTIMA

Observe abaixo, a imagem do satélite GOES-12 no canal visível das 10 horas da manhã de hoje (local):

Note que há poucas nuvens em Santa Catarina. Isso se deve ao centro de alta pressão da massa de ar frio (letra A) está localizado no continente sobre o litoral norte da Argentina, próximo do sul uruguaio, sendo assim possuindo características secas, ou seja, uma massa de ar frio e seco. Agora olhe a imagem de satélite no mesmo canal, porém no horário das 16h local:

Observe que a nebulosidade baixa do tipo Stratus e Stratocumulus aumentou significativamente sobre o leste de Santa Catarina, deixando até o céu nublado. O motivo disso é o deslocamento daquele centro de alta pressão para leste, ficando sobre o oceano. Essa configuração torna esse sistema úmido, pois está sobre uma superfície líquida. Consequentemente seus ventos advectarão umidade do oceano para o continente, o que chamamos de Circulação Marítima.

Como anunciado na postagem de ontem, as temperaturas sofreriam uma queda nas mínimas em Santa Catarina. O frio de outono hoje, obviamente, foi mais sentido na região serrana. Em São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, obteve-se a menor temperatura dessa madrugada no Estado: 8,6ºC na Vila Francioni. As outras menores mínimas em território catarinense foram de 10,2ºC em Urupema e 11,1ºC em Caçador.

De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, os próximos três dias devem ser de sol e calor em Santa Catarina, porém sempre com temperaturas mais amenas ao amanhecer. No litoral norte pode haver mais nuvens baixas. No sábado, uma frente fria muda o tempo no Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: