Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de março de 2010

INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL PRÓXIMO DAS ILHAS MALVINAS IMPULSSIONA AR MAIS FRIO PARA SC

Na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho colorido acima, mostra-se bem o estado da atmosfera nese exato momento. Temos um intenso ciclone extratropical ao sul do Atlântico (letra B) com pressão mínima de 969 hPa (Hectopascal). Esse sistema durante as últimas horas tem favorecido a entrada de ar frio subantártico para a América do Sul, formando um sistema de alta pressão sobre a Argentina, também ilustrado na imagem acima (letra A). O sistema possui pressão central de 1020 hPa. Essa enorme diferença de pressão atmosférica entre o ciclone e a alta pressão, tem causado ventos fortes de quase 100km/h no sul da Argentina. Para se ter uma idéia, de acordo com dados de Metar, na região as províncias de Ushuaia e Rio Grande estão registrando agora rajadas de vento de 81 e 72km/h, respectivamente. 


Sobre o oceano nota-se na imagem de satélite nuvens do tipo célula aberta, indicando que o ar mais frio está passando por uma superfície líquida mais aquecida. Com a entrada desse ar frio, muitas cidades, inclusive do norte da Argentina tem sentido frio. Em Buenos Aires, por exemplo, a temperatura agora é de 18ºC. Em Mar del Plata, litoral norte argentino, faz apenas 11ºC neste momento. E o ar mais frio não se limita a essas regiões não! Ele chegou já no sul do Brasil. No momento faz 14ºC em Pelotas e 15ºC em Porto Alegre, ambas no RS.

Em Santa Catarina, os moradores das regiões litorâneas já puderam ter uma sensação de mais frio em virtude do vento de sul a sudeste soprando. Na capital catarinense as rajadas já chegam a 27km/h nesta noite. Na região serrana já faz frio de outono! As 03h UTC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, fazia 11,7ºC em São Joaquim! No norte do Estado ainda predomina um ar mais aquecido, mesmo no período noturno.

Com o ingresso desse sistema de alta pressão frio, a pressão atmosférica já obteve um considerável aumento nas últimas 12 horas. Em São José a estação do INMET já tem pressão de 1017,3 hPa, sendo que no início do dia ela esgtava abaixo dos 1010 hPa ! Veja no gráfico abaixo, a variação da pressão na estação.

Para a terça-feira a previsão é que o centro de alta pressão da massa de ar frio que se encontra no litoral norte argentino, se desloque para leste e estimule o transporte de umidade do oceano para o litoral de Santa Catarina mediante os ventos de sudeste. Por isso o dia deve intercalar com muitas nuvens baixas (stratus e Stratocumulus) e sol com calor. O frio se faz presente na serra pela manhã, com mínimas de 10 a 12ºC. Nas demais áreas, noite amena. Há chance de chuvas isoladas no início e fim do dia no litoral norte catarinense, segundo a Epagri-Ciram. 

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, ALLMETSAT.

Nenhum comentário: