Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de maio de 2010

AR SECO PROVOCA MÍNIMA DE 1,3ºC EM URUPEMA E FRIO PODE IMPRESSIONAR NA PRÓXIMA SEMANA

Após a passagem da frente fria ontem, terça-feira, formada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o tempo melhorou em Santa Catarina com a entrada de um ar mais seco. Porém, através da imagem abaixo, gerada em grade a partir do modelo de previsão numérica Eta, podemos notar que o sistema de alta pressão pós frontal entrou de oeste, com centro entre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina (contorno circular).

Clique para ampliar

Pelos vetores que representam os ventos, vemos que eles predominam de oeste no planalto catarinense e de norte/nordeste no litoral. Esses ventos de oeste carregam ar frio e deixaram as temperaturas amenas no oeste, meio-oeste e serra durante a tarde de ontem, como pode ser visto no mapa entre 21 e 23ºC. Entretanto ao descer a serra e encontrar a planície litorânea onde a pressão atmosférica obviamente é maior por estar ao nível do mar, o ar seco e frio sofre uma compressão, fazendo sua temperatura aumentar (áreas vermelhas na imagem sobre a região). Isso pode ser evidenciado pelos valores de temperatura máximas registrados na região, com 28,7ºC em Massaramduba, 28,1ºC em Urussanga, 27,9ºC em Criciúma, 27,7ºC em Turvo, 26,4ºC em Meleiro, 25,5ºC em Itajai e 25,2ºC em Pedras Grandes.

Ontem a noite com o deslocamento do sistema de alta pressão para leste os ventos viraram para sul/sudoeste em todo o Estado, trazendo aí sim ar frio. No litoral os ventos viraram para sudeste, fazendo com que se formassem nuvens baixas na região, que inclusive deixaram a noite nublada em algumas áreas. As mínimas hoje pela manhã foram baixas no Estado, com registro de 1,3ºC em Urupema, bem como geada no planalto sul. Confira na tabela abaixo:

Cidade
Temp (ºC)
Urupema
1,3
São Joaquim

2,1

Campo Belo do Sul
2,9
Monte Castelo
4,5
Canoinhas
5,2
Caçador

6,9

Campo Alegre

7,5

Abdon Batista
8,3
São Mig. do Oeste
9,7
Anitápolis
10,2
Morro Grande
12,6

Observe a imagem de satélite das 22h de hoje, no canal infravermelho:

Note que há nuvens no sul do oceano Atlântico concentradas mas dispersas umas das outras. São nuvens Stratocumulus. Elas estão sendo geradas por um novo pulso de ar frio que está saindo da Argentina esta noite em direção ao oceano Atlântico mais aquecido. O centro (letra A) dele já pode ser notado no mar a leste da provincia argentina de Comodoro Rivadavia, cuja mesma apresentava alto valor de pressão atmosférica de 1038 hPa com temperatura de 2ºC no horário da imagem, de acordo com dados de METAR.

A tendência é que amanhã o centro de pressão atmosférica se estabeleça sobre oceano Atlântico. Essa configuração deve favorecer o ingresso de ar frio e úmido marítimo para o leste catarinense, provocando tempo nublado e com chuva, principalmente de Florianópolis ao sul.

ONDA DE FRIO PODE MARCAR O ANO NO COMEÇO DA PRÓXIMA SEMANA, COM CHANCE DE NEVE.

No sábado um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude avança da Argentina e provoca instabilidades com chuva no Uruguai e RS, culminando com uma frontogênse na madrugada de domingo (formação de uma frente fria). Essa frente fria chega ao Estado na manhã de domingo, provocando chuvas e temporais isolados.

O detalhe é que esse sistema terá associado um intenso ciclone extratropical, que deve estimular a entrada de uma forte massa de ar polar no decorrer da segunda-feira. A empresa Climaterra anunciou hoje a possibilidade de neve na serra catarinense na segunda-feira, visto que teremos muita nebulosidade e frio intenso, além de outro fatores. A onda de frio pode provocar geadas a partir da segunda-feira em boa parte do Estado. O blog Paulo Tempo ficará de olho nas previsões dos principais institutos de meteorologia regionais e nacionais, para levar a informação correta sobre esta onda de frio.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: