Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA E JATO SUBTROPICAL FAVORECEM CHUVA NO LESTE DE SC


Olhe bem a imagem de satélite acima. Note que sobre o oceano Atlântico a leste do sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai, há aquelas já comentadas nuvens do tipo Stratocumulus, as quais se formam quando o ar frio avança sobre um oceano aquecido. A análise da TSM (Temperatura da Superfície do Mar) do mês de abril, mostra uma intensa anomalia positiva sobre o oceano Atlântico, o que quer dizer que as águas estão mais quentes que a média climatológica para esta época do ano. Observe essa anomalia no mapa de TSM abaixo, através das cores vermelhas no Atlântico. (Clique na imagem para ampliar)
O centro de alta pressão desse ar frio, aquele que anteontem estava saindo do sul da Argentina com pressão de 1039 hPa (Hectopascais) em direção ao mar, está hoje com valor máximo de 1032 hPa, provocando ventos frios e úmidos de sudeste sobre o litoral catarinense, os quais estimulam a formação de nuvens orográficas do tipo Stratus no leste do Estado, vistas na imagem de satélite do início da postagem. No mapa abaixo podemos ver o sistema, representado pela área circular de ventos no sentido anti-horário. (Clique na imagem para ampliar)


Outro sistema meteorológico que está reforçando a ajudando a manter a nebulosidade é o Jato Subtropical, que são ventos fortes nos altos níveis da troposfera. Na imagem abaixo, esses ventos são representados pelas cores verdes, onde a velocidade máxima ultrapassa 70 metros por segundo, ou 252km/h.(Clique na imagem para ampliar)

Como resultado, o dia hoje no leste de Santa Catarina foi instável, com chuva fraca e as vezes moderadas, principalmente no extremo sul catarinense, onde foi registrado nas últimas 24 horas uma precipitação de 19,2 milímetros em Timbé do Sul. Na cidade desde ontem já somam-se 24,4mm de chuva, o que não chega a ser tão elevado. Nas outras áreas do leste choveu: 15,0mm no Morro da Igreja em Urubici, 14,6mm em Anitápolis, 11,0mm em Joinville e 9,2mm em Itajai.

Apesar de no planalto o dia ter sido de mais sol, principalmente no oeste, não houve diferenças grandes de temperatura entre essa região e o leste catarinsense. Por exemplo, em Concórdia, no oeste fez máxima de 22,5ºC. Já Florianópolis apresentou máxima de 20,4ºC. Isso se deve ao fato de o ar estar frio ainda no planalto. Por falar em frio, ontem as mínimas foram muito baixas na serra, fazendo 0,4ºC na Vinícola Pericó em São Joaquim e 1,5ºC em Urupema. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho da empresa Climaterra, já ocorrem 11 geadas esse ano em São Joaquim.

E O FRIO PREVISTO?

Pois é. Amanhã no decorrer do dia um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da troposfera vindo do sul do continente, deve se aprofundar e dar processo a formação uma baixa pressão em superfície entre o nordeste da Argentina, Uruguai e RS. No domingo o cavado em altitude forma uma frente fria sobre essa região, a qual avança para SC e provoca chuvas no Estado, associado a alguns temporais. Um centro de baixa pressão associado ao sistema frontal segue para o alto mar e forma um ciclone extratropical, o qual deve estimular a chegada da mais forte massa de ar frio desse ano até o momento. Os modelos prevêem mínimas entre -2 e 0ºC na serra catarinense, podendo ficar menor ainda.O vento forte associado ao frio, pode levar a sensação térmica a quase -10ºC no planalto. A velocidade desses ventos na madrugada de segunda-feira podem ficar entre 50 e 70km/h no litoral desde Florianópolis até o litoral sul catarinense. Veja no mapa de previsão abaixo:

Há uma pequena possibilidade de neve na segunda-feira, em virtude da influencia do ciclone, que advectará umidade oceânica para o planalto e o frio intenso devido a entrada do ar polar. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA, UWYOMING,

Nenhum comentário: