Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de maio de 2010

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO EM ALTO MAR ESTIMULA CIRCULAÇÃO DE UMIDADE NO LESTE CATARINENSE

O tempo hoje se dividiu em Santa Catarina, comum em situações como a deste sábado. O que temos é um sistema de baixa pressão em alto mar, o qual se encontra praticamente sem deslocamento desde a enchente de terça-feira. Ao sul desse sistema localiza-se um sistema alta pressão pós frontal (massa de ar frio). A diferença de pressão atmosférica entre os sistemas de alta e de baixa pressão comentados, gera ventos de sudeste no leste catarinense, que transportam grande quantidade de umidade, provocando tempo nublado e com chuva ocasional.

Diferente daquela circulação marítima comum no litoral, tivemos hoje a participação do sistema de baixa pressão, que intensifica a circulação de ar úmido. Observe a imagem abaixo:

É um mapa onde tem-se os valores de ômega, que é a velocidade com que o ar está subindo. Os valores negativos são mais significativos, representados pelas cores vermelhas. Note que essas cores estão bem acima do leste de SC. Isso se deve ao fato de aquele vento úmido, que pode ser notado pelas setas, chegar ao continente e encontrar as barreiras topográficas, se elevando bruscamente e provocando nuvens e chuva. Também pela imagem podemos observar o tal sistema de baixa pressão no oceano na altura de SC, representado pela letra B.

Com esse perfil, o dia foi de tempo instável no leste catarinense. A imagem de satélite no canal visível do meio dia mostrava bastante nebulosidade sobre a região, veja:

A chuva mais intensa se deu no Morro da Igreja em Urubici com 78,4 milímetros, seguida do Quiriri na região de Joinville onde choveu 65,0mm e Timbé do Sul que acumulou 36,8mm. Acompanhe na tabela a seguir os valores de precipitação acumulada nas últimas 24 horas no Estado:

Cidade
Prec (mm)
Morro da Igreja
78,4
Joinville

65,0

Timbé do Sul
36,8
Massaranduba
17,6
Jacinto Machado
14,6
Turvo

13,6

Anitápolis

13,4

São Franc. do Sul
8,6
Antônio Carlos
8,0

Para o domingo a previsão é de manutenção da circulação marítima. No entanto a partir das primeiras horas de segunda-feira, um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis chega da Argentina e forma uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no Uruguai. Por isso deve chover, começando pelo oeste e se estendendo pelas demais áreas ao longo da segunda-feira. No fim da terça-feira o tempo melhora em todo o Estado, ficando alguma nebulosidade no litoral. As temperaturas devem cair para valores abaixo dos 6ºC na serra, 10ºC no planalto e 16ºC no litoral.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET.

Nenhum comentário: