Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de maio de 2010

PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM QUEDA EM SANTA CATARINA

A pressão atmosférica vem caindo em Santa Catarina nas últimas 24 horas. Em São José na Grande Florianópolis, por exemplo, a pressão atmosférica ao nível médio do mar na estação do Ciram, que era de 1024,4 hPa (Hectopascais) as 10 horas de ontem, já estava em 1014,5 as 15h de hoje, ou seja, uma queda de 9,9 hPa em 29 horas de registro. No gráfico abaixo podemos ver claramente a queda da pressão nesse período. (Clique para ampliar)

O motivo para essa queda de pressão é justamente a formação de um centro de baixa pressão atmosférica, estimulado por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (baixa pressão no alto da troposfera) e não um cavado como era previsto até ontem. O sistema se aprofundou e formou uma frente fria entre o Paraguai e leste do Uruguai, com o centro de baixa pressão (letra B) no oeste e centro do território uruguaiano. Na imagem de satélite abaixo, das 21h de hoje, ilustrada com esses sistemas, podemos notar a nebulosidade formada. Sobre Santa Catarina temos uma seta grande, que representa o jato subtropical, o qual forma nebulosidade sobre o Estado.


Com a formação da baixa pressão já há rajadas de vento um pouco mais significativas no litoral, chegando a casa dos 30/40km/h. Em Laguna hoje chegou a 56km/h. No Morro da Igreja, por ser mais alto, tem grande influência dos ventos intensos provindos da Amazônia, os quais apresentaram rajada máxima hoje de 88,5km/h no cume da montanha.

A tendência é que os ventos fiquem mais intensos a medida que o centro de baixa pressão migre para alto mar e se transforme num poderoso ciclone extratropical. A frente fria deve passar por Santa Catarina rapidamente, com chuva e chance de temporais. Amanhã a noite as rajadas de vento podem chegar a 70km/h no litoral catarinense devido ao ciclone extratropical. O ciclone na segunda-feira deve ganhar muita força e ficar com pressão central de apenas 985 hPa. Essa condição favorecerá a entrada de uma forte massa de ar polar, que invadirá o Brasil. Há previsão de mínimas de 0ºC na serra, com picos negativos. No litoral as mínimas devem frustrar os amantes do frio, devido a circulação marítima favorecida pela circulação marítima provocada pelo ciclone em alto mar. Esse ciclone deve deixar um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da troposfera sobre o sudeste catarinense, já na segunda-feira, o que leva alguns institutos a prever neve na serra, ou seja, teremos levantamento do ar umido que vem do mar, aliado ao frio intenso.

Atenção: A Epagri-Ciram, orgão meteorológico catarinense já emite um alerta de mar grosso, veja: "Mar muito agitado a grosso de segunda para terça-feira, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m".

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

NÃO DEIXE DE CONFERIR A SENSAÇÃO TÉRMICA PARA SANTA CATARINA, QUE É A NOVIDADE NO BLOG PAULO TEMPO!

Nenhum comentário: