Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de junho de 2010

PRIMEIRAS TEMPERATURAS NEGATIVAS DO ANO EM SC

O território catarinense experimentou hoje um verdadeiro dia de inverno, com os primeiros registros de temperaturas mínimas negativas na região serrana. A mínima mais baixa se deu na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)em Urupema no planalto sul, com -1,8ºC, sendo a menor temperatura desse ano até agora em SC. A segunda mais baixa se deu no Distrito do Cruzeiro em São Joaquim, com -1,2ºC, segundo a empresa Climaterra. Houve formação de geada na região, como mostra a foto abaixo


Acompanhe na tabela abaixo os valores de temperatura mínima registrados hoje no Estado.

Cidade
Temp (ºC)
Urupema
-1,8
São Joaquim

-1,2

Morro da Igreja
0,1
Caçador
1,6
Lages
1,7
Campo Belo do Sul

1,9

Curitibanos

2,0

Campos Novos
2,2
Canoinhas
3,0
Joaçaba
3,3
Ituporanga
3,5
Rio do Campo
4,1
Novo Horizonte
4,6
Major Vieira
5,0
Anitápolis
5,5
Itajai
8,1
Jacinto Machado
8,6
Corupá
9,2
Turvo
10,6
São José
12,2

O frio foi acentuado pelo estabelecimento da parte mais intensa da massa de ar frio sobre o Estado. O sistema de alta pressão desse ar frio se encontrava sobre o Uruguai na análise das 09h (horário de Brasília), como pode-se ver na imagem abaixo.


No entanto com o deslocamento desse sistema de alta pressão para o oceano ao longo do dia de hoje, fez com que os ventos virassem para leste/sudeste no litoral catarinense, carregando umidade marítima para a região e provocando aumento de nuvens baixas. Na imagem de satélite abaixo podemos ver essa nebulosidade, além das nuvens sobre o oceano, que indicam um ar bastante frio acima de uma água mais aquecida que a média. De acordo com dados de bóias oceânicas (estações meteorológicas instaladas em bóias sobre o oceano), a temperatura no oceano Atlântico hoje a tarde na altura da região sul do Brasil era de 20,8ºC. Já a temperatura do ar sobre esta mesma região estava entre 12 e 16ºC. Veja:


De acordo com empresa Climaterra de São Joaquim, para a próxima madrugada a previsão é novamente registro de temperaturas baixas, com chance de novamente termos marcas negativas na serra, porém nas baixadas e vales da região, onde também pode gear. De acordo com o Ciram, o dia segue com sol e poucas nuvens na maioria das regiões, porém com mais nebulosidade e até períodos de céu nublado no litoral norte do Estado, em virtude da circulação marítima. Risco de chuva fraca a noite a amanhecer nessas áreas.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: