Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de maio de 2010

VCAN SE APROXIMA DO SUL DO BRASIL


Na imagem de satélite desta noite podemos notar, assim como todo o dia de hoje, muitas nuvens sobre Santa Catarina, bem como praticamente todo o Sul do Brasil. São em geral nuvens do tipo Cirrustratus e Altostratus, que aparecem mais lisas e brancas nas na imagem. Esse tipo de nebulosidade provoca chuva, porém não forte.

Pelo radar do Morro da Igreja, apresentado abaixo, pode-se identificar áreas de chuva no norte, sul e sobretudo no planalto sul catarinense, próximo da divisa com o RS.


Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram mais altos no oeste e meio-oeste, com 41,6mm (milímetros) em Chapecó, 36,6mm em Caibi e 29,6mm em Campos Novos. Nas outras regiões choveu 19,2mm em Lages, 8mm em Antônio Carlos e 6,6mm em São Joaquim.

O sistema que está provocando essa nebulosidade por enquanto é as correntes de jato (ventos fortes em altitude) associada a umidade transportada da Amazônia para SC e uma fraca frente fria no mar. Porém um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que é um sistema de baixa pressão, semelhante a um ciclone, porém lá nos altos níveis da troposfera está se aproximando do Sul do Brasil. Na imagem abaixo, que mostra os ventos no nível de 250 hPa, a mais ou menos 10km de altitude, pode-se identificar esse VCAN pela área circular de vento no sentido horário no nordeste da Argentina. Esse sistema forma nebulosidade na sua borda leste, ou seja, bem encima do Sul do Brasil. As correntes de jato podem ser identificadas através das cores verdes, que são ventos superiores a 250km/h.
Também ao leste desse sistema o levantamento forçado do ar em baixos níveis da troposfera está gerando uma baixa pressão, ou seja, uma área circular de ventos, a qual pode ser vista na imagem a seguir, mostrando os ventos no nível de 850 hPa (em torno de 2km de altitude). Os ventos de noroeste em cor verde são as correntes de jato de baixos níveis, que estão trazendo umidade da Amazônia. Esses ventos estão com velocidade de até 30 metros por segundo, ou 108km/h nesse nível.
A aproximação do VCAN e a intensificação do sistema de baixa pressão em baixos níveis, bem como seu aprofundamento para a superfície, deve provocar chuvas e risco de temporais em SC amanhã. No decorrer da terça-feira a baixa pressão forma uma frente fria sobre o Sul do Brasil, que se desloca para o oceano na quarta-feira. Porém a semana ainda continua com chuva no leste devido a umidade marítima, favorecida por um sistema de alta pressão no oceano Atlântico. Além disso essa circulação marítima deve ser acentuada devido ao fato de a frente fria estacionar sobre o RJ e manter seu sistema de baixa pressão, (aquele que se formará amanhã) sobre o oceano, intensificando os ventos. O frio continua, tanto de noite quanto durante o dia.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: