Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de junho de 2010

BLOQUEIO ATMOSFÉRICO IMPEDE ENTRADA DE FRENTES FRIAS EM SC


Como pode ser visto acima, que é a imagem de satélite ilustrada sinoticamente pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) com os principais sistemas atuantes hoje no sul do Brasil, temos uma frente estacionária na altura do RS se estendendo até o alto mar. Enquanto isso em Santa Catarina permanece o tempo bom e até um pouco de calor, principalmente no oeste e meio-oeste, onde foi registrado 30,2ºC em Caibi. Veja as máximas nas demais cidades na tabela abaixo.

CidadeTemp (ºC)
Caibi30,2
Chapecó28,6
São Miguel do Oeste27,4
Concórdia27,0
Xanxerê25,4
Joaçaba25,0

No leste as temperaturas não superaram muito os 24ºC. O que está ocorrendo com frequência nesses últimos dois dias nessa região e também no planalto serrano é a formação de nevoeiro, provocado pelo ar tropical que está passando pela superfície continental mais resfriada durante a noite. Na imagem de detecção de nevoeiros do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), pode-se notar na cor azul as áreas com nevoeiro em SC.


O leitor já deve ter notado que essas frente frias estão se tornando estacionárias nesta semana. Pois é, o motivo é a persistência de um anticiclone (alta pressão) no sul do oceano Atlântico em altos níveis da troposfera, que muda a orientação das correntes de jato nesse nível e acaba causando um bloqueio atmosférico em superfície. Esse bloqueio é o responsável por não permitir a passagem dos sistemas frontais, deixando-os estacionados no RS e as vezes no Uruguai, dependendo da posição do bloqueio.

Assim no interior do Brasil o ar quente ganha força devido a formação de outro anticiclone em altitude, que causa a descida do ar, secando-o por compressão. Por isso hoje foi registrado umidade relativa baixa, com registro de 28% em Campinas-SP.

Segundo o CPTEC, uma frontogênese (formação de uma frente fria) se dará nas próximas horas na Argentina. Entre amanhã a noite e manhã de segunda-feira a nova frente fria formada passará pelo litoral catarinense provocando chuva. As temperaturas decaem no decorrer do dia com a chegada de uma massa de ar frio de fraca intensidade.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: