Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de julho de 2010

ALTA AMPLITUDE TÉRMICA E NEVOEIROS EM SANTA CATARINA


A foto acima tirada hoje em Florianópolis, retrata bem como foi o sábado, assim como os dias dessa semana em Santa Catarina. O tempo seco que predomina favorece uma alta amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima. Para se ter um idéia, em Caçador no meio-oeste catarinense, a temperatura mínima hoje foi de 3,9ºC e a máxima 21,5ºC, ou seja, uma amplitude de 17,6ºC, o que é bem significativo. No printscreen feito na página dos dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Caçador, você pode conferir a rápida subida da temperatura.


 Em outras cidades além da alta amplitude térmica, a diferença foi que fez calor também. Em Urussanga, por exemplo, onde a mínima foi de 9,3ºC, a máxima subiu rapidamente durante o dia e chegou aos 27,6 à tarde, resultando numa amplitude de 18,3ºC.

Essa ausência de cobertura de nuvens causa inversão térmica, ou seja, quando o ar próximo do solo está mais frio que a camada de ar acima. Essa condição associada a passagem de ar tropical marítimo causa os nevoeiros, como pode-se ver abaixo, no horário das 7 horas da manhã (de Brasília). A cor azul forte indica nevoeiros mais densos.


Essa situação do tempo é ocasionada por um bloqueio atmosférico persistente no sul do oceano Atlântico, o qual mantém um intenso anticiclone em altitude sobre o Brasil, que estende sua crista (área alongada de alta pressão) pela região sul do Brasil, favorecendo o tempo seco. Na imagem abaixo, você as linhas de corrente (ventos) nos altos níveis da troposfera (acima de 10km de altitude), mostrando a crista, que é representada pelas áreas com vento na direção sudoeste.


Para os próximos dias não espera-se mudança significativa no tempo. De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), no domingo as temperaturas máximas chegam a 27ºC no sul, 22ºC no planalto serrano e 25ºC no restante do Estado. As temperaturas mínimas variam entre 5 e 10ºC no oeste, meio-oeste e sul, ficando em torno de 15ºC nas demais áreas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MASTER

Nenhum comentário: