Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CHUVA VAI EMBORA E AGORA O FRIO INTENSO ENTRA EM CENA

A frente fria comentada ontem, a qual estava vindo para Santa Catarina, deslocou-se para o oceano. Por isso quem aumentou a nebulosidade no dia de hoje foi o cavado (área de baixa pressão alongada) nos médios níveis da troposfera. O aumento de nuvens seguiu-se com pancadas de chuva na maioria das regiões, com menor acumulado no sul e planalto sul catarinense.

Na região Oeste, a cidade de Chapecó registrou chuva já na primeira hora da madrugada, perdurando ao longo do dia. De acordo com a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), por lá choveu ao todo 27,2mm hoje. Em Itá, a precipitação chegou também no mesmo horário, totalizando 27,7mm.

Chegando no meio-oeste quase na metade da madrugada, a chuva acumulou 37,6mm no pluviômetro da estação automática do Ciram em Ouro, controlada pela Tractebel. Em Caçador a precipitação somou 31,9mm.

No Planalto Norte a chuva iniciou-se no final da madrugada. Em Canoinhas o total de chuva acumulado durante esta sexta-feira foi de 39,7mm. Na mesma região, outra cidade que apresentou um acumulado considerável foi Major Vieira com 36,1mm. Em Irineópolis, quase na divisa com o Paraná, choveu 36,0mm.

No Planalto Sul o maior valor de chuva se deu em Urubici, com 27,7 milímetros. No Sul do Estado os acumulados ficaram em torno dos 2mm, sendo que em Urussanga foi registrado apenas 5mm de precipitação.

No Vale do Itajai foi registrado 23,4 milímetros em José Boiteux, 22,2mm em Rio do Campo, 20,0mm em Rio do Oeste e 19,2mm em Ituporanga.

Na Grande Florianópolis, a nebulosidade formada pela circulação marítima, se intensificou em virtude do cavado. Os maiores acumulados na região se deram em Anitápolis com 39,8mm, em São José com 30,4mm e em Antônio Carlos com 25,8mm.

No norte do Estado, o maior acumulado de chuva se deu em São Francisco do Sul com 51,3mm. Porém nas últimas 72 horas a estação do Ciram já registrou 112,0mm. Em Joinville hoje choveu 37,8mm, mas nos últimos três dias já somam-se 102,2mm. Em Itajaí precipitou-se 43,9mm de chuva nesta sexta-feira, sendo que nos últimos dois dias já tem-se 83,2mm.

Na imagem de satélite desta noite, observa-se a nebulosidade típica de um cavado sobre Santa Catarina, ou seja, nuvens desorganizadas e não em forma de bandas. Já no oceano Atlântico vê-se uma banda de nuvens bem carregadas associada a frente fria no mar.

O cavado em altitude está neste momento fechando um sistema de baixa pressão no mar na altura do litoral norte gaúcho. Amanhã esse sistema converte-se para um ciclone extratropical, que deve impulssionar a entrada de uma massa de ar polar. Na entrada desse ar frio, a diferença de pressão ocasionada pelo ciclone pode provocar vento de 50 a 80km/h na costa catarinense, de acordo com o Ciram.

Na madrugada de domingo, espera-se significativa queda nas temperaturas mínimas, podendo ficarem em torno ou abaixo dos zero grau na região serrana. No restante do planalto é previsto mínimas abaixo dos 5ºC. No leste os valores podem variar entre 6 e 10ºC. Indicativo de geada em todo o planalto, especialmente na região de São Joaquim, Major Vieira e norte do meio-oeste.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, MARINHA

Nenhum comentário: