Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 3 de junho de 2010

FERIADO COM ATUAÇÃO DO JATO SUBTROPICAL E CIRCULAÇÃO MARÍTIMA EM SC

O feriado religioso de Corpus Christi foi marcado pela cobertura de nuvens no centro-leste catarinense, bem como chuva no litoral, como pode-se observar na imagem de satélite das 09h (horário de Brasília).

Desde ontem já vem ocorrendo chuvas no leste, porém mais concentradas no litoral desde Florianópolis ao norte, com rápidos aparecimentos do sol. Essas chuvas eram causadas pela circulação de umidade marítima em virtude de um sistema de alta pressão em alto mar.

Entretanto, na noite de ontem e madrugada de hoje quem entrou em ação para atuar junto com a umidade vinda do oceano, foi o Jato Subtropical, que são ventos muito fortes (acima dos 150km/h) lá no alto da troposfera. A imagem abaixo, mostra a análise de linhas de corrente e magnitude do vento em 200 hPa, que fica em torno de 12 mil metros de altitude. O jato é representado pelas cores verdes onde a velocidade chega 250km/h.
De acordo as estações meteorológicas automáticas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) os maior acumulado de chuva desde ontem até esta noite seu deu em Joinville com 72 mm (milímetros). Na tabela a seguir você confere esses valores nas outras cidades catarinenses.

Cidade
Chuva (mm)
Joinville
72,0
São Francisco do Sul

60,7

Itajai
39,3
Massaranduba
28,2
Anitápolis
24,1
Florianópolis

20,2

São José

18,7

Indaial
10,4

Para a sexta-feira a previsão é que um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) a 5km de altitude e uma nova frente fria vinda da Argentina, provoquem aumento significativo de nebulosidade em Santa Catarina no decorrer do dia, com chance de temporais isolados e possível queda de granizo na divisa com o noroeste do RS. Ao longo da noite o cavado em altitude forma um centro de baixa pressão no litoral norte do RS.

No sábado o centro de baixa pressão, já um pouco afastado da costa, converte-se para um ciclone extratropical, o qual terá pressão mínima de 996 hPa (Hectopascais). Com isso há previsão de ventos intensos na costa catarinense, principalmente no litoral sul onde a velocidade dos ventos pode ficar entre 50 e 70km/h. Na imagem abaixo, vemos a previsão de ventos do modelos Eta/Cptec para sábado a tarde.
No decorrer do sábado o ciclone impulssiona a chegada de mais uma massa de ar polar em Santa Catarina. A previsão é de temperaturas mínimas abaixo dos 2ºC no alto da serra, podendo ficarem negativas novamente. No litoral deve fazer um pouco mais frio que a onda de frio dessa semana, tendendo a registrar mínimas entre 7 e 10ºC. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

Nenhum comentário: