Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de junho de 2010

INTENSO ANTICICLONE NO ATLÂNTICO PROVOCA INGRESSO DE UMIDADE EM SC

O anticiclone (sistema de alta pressão) que o blog Paulo Tempo havia mencionado no começo desta semana deslocou-se do continente Sul Americano em direção ao oceano Atlântico. O impressionante é a pressão atmosférica muito alta no centro desse sistema, apresentando valor de incríveis 1042 hPa (Hectopascais). Na imagem abaixo, que mostra a análise de pressão e ventos do modelo numérico de previsão do tempo global do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), podemos ver mais detalhadamente. Note pelas Isóbaras (linhas com mesma pressão) que sobre Santa Catarina a pressão atmosférica apresenta valor entre 1024 hPa no oeste a 1032 no litoral. Para se ter uma idéia, este valor normalmente é registrado no centro da maioria das massas de ar polar que atingem a Argentina e Sul do Brasil.


O anticiclone no Atlântico foi o responsável pelas chuvas ocorridas hoje no leste catarinense, pois os ventos desse sistema, provocam circulação de umidade marítima nessa região do Estado, o que aliado ao relevo acidentado acaba dando início a formação de nuvens e chuva. Essas nuvens podem ser identificadas na imagem de satélite do canal visível abaixo.

De uma maneira geral, choveu mais no litoral norte, Florianópolis e sul do Estado. Acompanhe os valores na tabela de chuva acumulada em 24 horas:

Cidade
Chuva (mm)
Joinville
37,1
Morro da Igreja

27,6

Jacinto Machado
20,1
São Francisco do Sul
20,0
Florianópolis
18,6
Criciúma

15,9

Timbé do Sul
15,0
Itajaí

8,3

São José
7,4

Além da chuva, continuou fazendo frio nos últimos dias pelo Estado. As menores mínimas registradas na quarta, quinta-feira e hoje, foram de -1,0ºC em Urupema, -1,1ºC em São Joaquim e -1,3ºC em Urupema, respectivamente.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a previsão é que ainda chova na próxima madrugada em áreas do litoral, principalmente litoral norte. Durante o sábado, poucas nuvens no centro-oeste do Estado e mais nuvens a períodos de nublado no leste. De acordo com a Climaterra, pode ocorrer geada fraca entre o oeste e serra, nas áreas acima de 800 metros. No domingo um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude reforça o ar frio sobre Santa Catarina.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

2 comentários:

Eu, eu mesmo e Irene disse...

Parabéns pelos posts! Acompanho sempre! Estou de viagem a Santa Catarina dia 25, especificamente para Sao Joaquim. Tens idéia de como vao ser os primeiros dias de inverno?

Paulo R. Hames (Paulo Tempo) disse...

Olá. Obrigado pela visita. A demora em te responder foi proposital, pois previsões a longo prazo são menos confiáveis. A partir do dia 25 Santa Catarina vai ter aumento das temperaturas máximas. Em São Joaquim, pelo menos desse dia até o fim do mẽs não espera-se chuva significativa. As temperaturas máximas estarão em torno de 20ºC e as mínimas não tão baixas, em torno de 12ºC. Acompanhe o blog, caso venha a mudar a previsão.