Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de julho de 2010

AR MAIS QUENTE ANTECEDE FRENTE FRIA

Lagoa da Conceição, Fpólis,SC
A foto ao lado, capturada hoje a tarde da webcam instalada e operada pela Frank Ilha na Lagoa da Conceição em Florianópolis, podemos ver o tempo bom que fazia na capital, assim como na maior parte do Estado. Como pode-se também observar, há nuvens altas na imagem, as quais hoje predominaram entre cirrus e cirrus uncinos.  Esse tipo de nebulosidade é comum neste período pelo qual estamos passando agora, ou seja, o chamado pré frontal, marcado pelo aumento das temperaturas e presença de nuvens altas. E esse aumento das temperaturas levou os termômetros a marcarem hoje valores máximos de até 28,9ºC em Caibi no oeste e 27,0ºC em Criciúma, sul do Estado. Na tabela apresentada a seguir, você acompanha as maiores temperaturas máximas desta sexta-feira em Santa Catarina, registradas pelas estações meteorológicas automáticas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

CidadeTemp (ºC)
Caibi (Ciram)28,9
Concórdia (Ciram)27,7
Chapecó (Ciram)27,5
Criciúma (Ciram)27,0
Urussanga (Ciram)26,8
São Miguel do Oeste (Inmet)26,2
Abdon Batista (Ciram)25,6
Joaçaba (Inmet)25,4

Na figura abaixo, temos a análise de temperatura a superfície as 9 horas da manhã de hoje (hora local). Podemos notar temperaturas acima de 18ºC em boa parte da região sul do Brasil naquele horário. No entanto ao sul do Uruguai já se nota um ar mais frio, com temperaturas abaixo dos 12ºC. O limite do ar frio com o ar quente é uma frente fria que se formou hoje sobre a divisa do Uruguai com a Argentina.

O sistema está associado ao chamado Jato de Baixos Níveis, que são correntes de vento forte em torno dos 1500 metros de altitude. Essa corrente traz umidade e ar quente da floresta amazônica para o sul do Brasil e países adjacentes. Na figura a seguir, com a análise de linhas de corrente (vento) em 850 hPa (1500 metros de altitude), podemos notar esse jato (cores avermelhadas) predominando sobre a Bolívia, Paraguai, nordeste da Argentina, Uruguai e oeste do centro-sul do Brasil, alimentando e intensificando a frente fria, em virtude da diferença de pressão atmosférica.

A imagem de satélite daquele horário nos mostra as nuvens de grande desenvolvimento vertical associadas a frente fria comentada, e que segue deslocand-se. Veja:


Agora a noite a frente fria se encontra no centro e sul do Uruguai, com deslocamento lento. Na imagem de satélite abaixo das 23h, observa-se ela com nuvens de topos bastante frios. Percebe-se que o sistema cresceu, porém a altura dos topos das nuvens é praticamente a mesma, indicando que não houve tanta intensificação neste espaço de tempo :


A previsão é que essa frente fria alcance o Sul do Brasil nas próximas horas e chegue a Santa Catarina amanhã a noite. As primeiras regiões a receber a mudança no tempo são as que fazem fronteira com o território gaúcho. Logo as outras regiões gradativamente vão recebendo chuva. Há risco de temporais isolados e possível queda de granizo isolado. Nos mapas abaixo, você confere a previsão de chuva acumulada amanhã e no domingo.



Porém o que nos reserva para a próxima semana é a expectativa de frio intenso. Será uma semana muito fria em todo o Sul do Brasil e ainda Centro-oeste, parte do Norte e do Sudeste do Brasil. As mínimas podem ficar muito abaixo de zero nas serras. Há uma chance, ainda remota, de neve para a metade e fim da próxima semana, visto que um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) deve instabilizar o ar e trazer chuva, em meio a um ar frio muito gelado. Nas próximas postagens o blog Paulo Tempo estará atualizando as previsões, conforme os institutos de meteorologia.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL.

Nenhum comentário: