Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AGOSTO COMEÇA ABAIXO DE ZERO E COM EXPECTATIVA PARA NEVE!

Para quem reside ou está passando as férias em Santa Catarina, esse início de agosto está sendo verdadeiramente congelante, mesmo durante a tarde. As temperaturas mínimas hoje na serra catarinense ficaram próximas e abaixo de zero nesta manhã. Em Urupema, que está liderando o ranking de cidade mais fria esse ano no Brasil, fez mínima de -3,6ºC nesta segunda-feira. Seguida dela, vem São Joaquim, com -2,8ºC. Na tabela abaixo, você pode verificar as temperaturas mínimas mais baixas de hoje no Estado, nas estações do Ciram, Inmet e Climaterra.

CidadeTemp (ºC)
Urupema (Ciram)-3,6
São Joaquim (Ciram)-2,8
São Joaquim (Climaterra)-2,7
Morro da Igreja (Inmet)-0,3
Campo Belo do Sul (Ciram)0,0
Celso Ramos (Ciram)0,2
Lages (Inmet)0,5
Abdon Batista (Ciram)0,6

Nesta tarde, os catarinenses estão sentindo um dos dias mais frios desse ano. Para se ter uma idéia, as 15h a temperatura era de apenas 5,0ºC em Timbé do Sul (Litoral Sul), 5,2ºC em Anitápolis (Grande Florianópolis), 5,5ºC em Urupema (Planalto Sul), 6,8ºC em Água Doce (Meio-Oeste), 9,9ºC em Chapecó (Oeste) e 12,5ºC em Massaranduba (Litoral Norte). A cobertura de nuvens sobre boa parte do Estado, associado ao vento por vezes mais intenso, ajuda na sensação de muito frio.Veja na imagem de satélite abaixo, no canal visível do satélite GOES-12 ao meio-dia (local).


Esse era o céu de Florianópolis agora a tarde. Veja:


São nuvens do tipo Estratiforme, ou seja, ocorrem em faixas horizontais. Por isso essa nebulosidade provoca chuva as constante, mas fraca e no máximo moderada. No momento chove fraco no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e no interior do Litoral Sul. Nas últimas 24 horas, a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Joinville acumulou 12,6mm.

O que está provocando esse frio todo é uma intensa massa de ar polar. A nebulosidade apresentada é provocada por um cavado (área alongada de baixa pressão) invertido em superfície. Para explicar melhor, veja o mapa de análise de ventos e pressão ao nível do mar as 9h de hoje. (Clique para ampliar).

Note que as isóbaras (aquelas linhas com valores iguais de pressão) adquirem uma curvatura em forma de U sobre o PR e SC. Ali está o cavado invertido, que foi ilustrado com aqueles traços pretos. Note que os ventos mudam de direção e ficam curvados na região do cavado, tendo circulação no sentido horário, porém ainda não em torno de algum centro.

A tendência é que cavados em altitude intensifiquem esse cavado invertido na superfície. Isso deve causar a instabilização maior do ar, provocando chuva. A Epagri-Ciram prevê chuva em SC até pelo menos sexta-feira. Esse cavado deve reanimar quem espera por neve na região serrana. Isso porque ele deve atrair um sistema de alta pressão com valor de 1040 hPa lá do sul da Argentina, que deve novamente alcançar a província de Buenos Aires pela segunda vez nesse ano. No mapa de temperatura e pressão abaixo, podemos ver a parte mais forte do ar polar lá no sul argentino.

Esse ar frio somado a nebulosidade com chuva deve favorecer a ocorrência de neve.O modelo numérico de previsão de tempo GFS prevê ocorrência de neve na manhã de quarta-feira no sul do Planalto Sul e norte da serra gaúcha, como vê-se na imagem abaixo:


Vamos acompanhar as próximas previsões. Mas já atentem que essa podemos ter fatos históricos. Ontem já nevou no interior da província de Buenos Aires. Agora pode ser a nossa vez! Até mais!

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, GRUMA, METSUL

Nenhum comentário: