Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE O AR SECO NÃO FAZ!

Na última postagem mostrávamos aqui a previsão de temperaturas mínimas para hoje em Santa Catarina, prevista pela Epagri-Ciram e a maioria dos institutos de meteorologia do país. Estava sendo adiantado chance de mínimas de 0ºC na serra, pois a massa de ar frio não é tão forte em relação a da semana retrasada, Pois bem, só que um fator acabou sendo decisivo nos valores de temperatura mínima desta terça-feira: o ar muito seco. Para se ter uma idéia, a umidade relativa hoje chegou a 6% no alto do Morro da Igreja em Urubici. Em São Joaquim não foi diferente, com registro de 15%. Na figura abaixo, vemos o  mapa de análise de umidade relativa as 12h (UTC), onde é possível ter uma noção das áreas com ar seco, salientando principalmente a região do Planalto Sul e interior do Litoral Sul. (Clique para ampliar).

O efeito não poderia ser outro. Com o ar muito seco e frio, o céu ficou limpo e favoreceu uma queda brusca nas temperaturas mínimas, sendo que a menor delas se deu em São Joaquim, onde estação do Ciram registrou -5,7ºC. Veja na tabela abaixo os outros valores de temperatura mínima registrados hoje em Santa Catarina pelo Inmet, Ciram e Climaterra.

CidadeTemp (ºC)
São Joaquim (Ciram)-5,7ºC
São Joaquim (Climaterra)-5,2ºC
Urupema (Ciram)-3,8ºC
Lages (Inmet)-3,0ºC
Campo Belo do Sul (Ciram)-2,0ºC
Abdon Batista (Ciram)-0,4ºC
Celso Ramos (Ciram)-0,2ºC
Campos Novos (Inmet)-0,1ºC
Joaçaba (Inmet)1,3ºC
Curitibanos (Inmet)2,1ºC
Água Doce (Ciram)3,4ºC
Anitápolis (Ciram)4,1ºC
Criciúma (Ciram)4,5ºC

Bom, o dia hoje não foi só de ar seco e frio em Santa Catarina. Uma camada de nebulosidade estratificada, numa altura de entre 800 e 1000 metros cobria o céu do nordeste catarinense. Como pode ser visto na imagem de satélite das 9h da manhã (local) de hoje.

A Grande Florianópolis e o restante do Estado (exceto algumas com nevoeiro ou névoa úmida) tinha sol com poucas nuvens. Isso é explicado no mapa de ventos abaixo, no mesmo horário. Note que ele gira em torno de um centro entre a Grande Florianópolis e parte do sul do Estado. Ali é o centro de alta pressão da massa de ar frio que nos atingiu ontem. Perceba que os ventos no interior estão de norte a nordeste, ao passo que no litoral estão de sul, mas no litoral norte apresentam direção sudeste, o que explica a nebulosidade sobre o nordeste do Estado devido ao ingresso de umidade marítima.
Entretanto após o meio-dia a nebulosidade cobriu também a Grande Florianópolis. Isso em virtude do deslocamento do centro de alta pressão para o oceano, o que causou a virada dos ventos para sudeste e logo em seguida para leste e nordeste. Veja na imagem de satélite:


No gráfico de ventos em São José na Grande Florianópolis, capturado do site do Ciram, podemos observar claramente a mudança dos ventos de sul/sudoeste para sudeste após o meio-dia. Agora a noite podemos também notar a mudança para norte/nordeste. Confira: (Clique para ampliar).

Com o deslocamento do sistema de alta pressão para alto mar, a tendêcia é que predomine a circulação de umidade amanhã em Santa Catarina. A Epagri-Ciram prevê um dia com nebulosidade variável e chuva isolada nos extremos do dia no Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas outras áreas poucas nuvens. Deve ainda fazer frio, com mínimas de 3ºC no Planalto Sul e 6ºC no oeste, com chance de geada. Previsão de um forte aquecimento a partir de quinta-feira, com retorno da chuva no sábado e frio intenso para a semana que vem.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: