Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de julho de 2010

CICLOGÊNESE NO RS CAUSA INGRESSO DE AR QUENTE NESTA NOITE EM SC

O sábado, assim como o dia de ontem, foi de tempo instável com chuva ocasional sobre Santa Catarina. As temperaturas ficaram baixas, típicas de um dia invernal nublado e frio. Hoje, com excessão da região oeste, as máximas sequer alcançaram os 18ºC na maior parte do Estado.Confira na tabela abaixo:

CidadeTemp (ºC)
Chapecó22,6
Novo Horizonte19,9
Criciúma16,7
Florianópolis16,1
Massaranduba15,9
Itajai15,1
Anitápolis14,0
Campos Novos13,3
Ituporanga12,5
Timbé do Sul12,2
Major Vieira12,0
São Joaquim11,5

O detalhe é que em algumas cidades as temperaturas estão aumentando com o decorrer desta noite. Em Anitápolis como pode ser visto no gráfico abaixo do site da Epagri-Ciram, a temperatura está subindo e o valor de 14,0ºC visto na tabela acima, foi registrado as oito horas da noite de hoje. (Clique para ampliar).

Isso tem uma explicação bem esclarecedora. No momento está ocorrendo um processo chamado de ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. Com isso, um dos primeiros indícios é o ingresso de ar quente de norte devido ao aumento da diferença de pressão atmosférica. Isso mantêm uma frente quente sobre o RS e oceano Atlântico adjacente, como pode ser vista através das nuvens com grande desenvolvimento vertical na imagem de satélite abaixo:


Para o domingo, com a permanência da frente quente sobre o RS, espera-se um dia com sol, aumento das temperaturas e até calor, isso mesmo!, calor em em Santa Catarina. A Epagri-Ciram prevê temperaturas máximas de até 28ºC no sul e litoral sul, 26ºC na Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajai, 25ºC no oeste, 24ºC no meio-oeste e 22ºC no planalto serrano.

O ciclone deve se formar nas próximas horas e sair da costa do Uruguai em direção ao oceano Atlântico, como pode ser visto nas figuras abaixo, onde o sistema é representado pelas linhas de pressão fechadas com os ventos girando ao redor de um centro. Note na segunda figura, que as temperaturas as 18hUTC ou 15h aqui no Brasil, estarão bastante elevadas em relação a hoje, justamente pelo vento de norte visto pelos vetores. Na última figura, segunda-feira pela manhã, observe a queda das temperaturas desde o Planalto catarinense. Isso acontece devido a formação de uma frente fria, trazendo na sua retaguarda um ar mais frio e seco. Esse ar frio é impulssionado pelo ciclone extratropical, que estará com  pressão atmosférica de 987 hPa sobre o alto mar.



Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar
A frente fria comentada não deve provocar chuva expressiva sobre SC, sendo previsto apenas 10mm na divisa com o RS e litoral. As temperaturas mínimas devem cair, mas nada de frio intenso.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE.

Nenhum comentário: