Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CICLONE EM ALTO MAR IMPULSIONA AR FRIO E SECO PARA SC

Hoje se produziu sobre o oceano Atlântico sul uma das mais belas imagens de de satélite, mostrando um belo e extraordinário ciclone extratropical, com processo muito intenso de formação e oclusão, cujo último representa a fase em que a massa de ar frio levanta todo o ar quente para se misturar ao ar mais fresco, do último anticiclone que havia ingressado, aquele de 1044 hPa que chegou até latitudes mais baixas. Mais que do que palavras, as imagens mostram tudo. A imagem abaixo é do canal visível do satélite GOES-12 as 15h UTC (meio-dia no Brasil).


Note que no oceano próximo da costa argentina, uruguaia e gaúcha, há nuvens em forma de pequenos grãos alinhados e seguindo a circulação do ciclone, chegando até o centro dele. Esse tipo de nebulosidade denuncia a presença de ar frio sobre a região, passando acima de um oceano mais aquecido.

Sobre Santa Catarina naquele horário, é possível identificar a frente fria ainda sobre o litoral norte do Estado e parte da Grande Florianópolis, porém muita enfraquecida sobre o continente, o que já era antecipado na última postagem do blog. Já sobre o oceano o sistema está muito bem organizado.

No mapa de análise de vento e pressão ao nível médio do mar as 9h local, podemos notar os ventos de 100km/h em torno do ciclone extratropical. Sobre o litoral catarinense há ventos de até 40km/h, sendo que mais afastado da costa os ventos estavam em 50km/h.(clique para ampliar)


Clique para ampliar
Diferente das temperaturas altas registradas ontem, com máxima de 28,0ºC em Urussanga, hoje o que se observa é a entrada de ar frio e seco, impulssionado pelo ciclone extratropical. Para se ter uma idéia, veja os valores mínimos de umidade relativa observados nas estações meteorológicas do Ciram e Inmet hoje:

CidadeUmidade (%)
Anitápolis26,9
Joaçaba28,0
Caçador30,0
Rio do Campo31,0
São Joaquim36,3
Morro Grande37,3
Major Vieira38,0
Chapecó38,6
Campo Belo do Sul38,8

As temperaturas, como dito estão em queda. As 23h já fazia 0,6ºC na estação automática da Climaterra em São Joaquim. Nas estações do Ciram e Inmet as 23h era observado 3,9ºC no Morro da Igreja, 4,2ºC em Celso Ramos, 4,8ºC em Água Doce e 5,7ºC em Novo Horizonte.

Para a próxima madrugada, o Ciram prevê mínimas de 0ºC no planalto sul, 2ºC no oeste e meio-oeste, 3ºC no sul, 12ºC no litoral e 8ºC no planalto norte. O modelo de previsão de geada do Ciram indica maior probabilidade do fenômeno no planalto sul, sul (exceto litoral), meio-oeste, partes do oeste e sul da Grande Florianópolis, como mostra o mapa abaixo:


Continua a expectativa de uma onda forte de frio para o início de agosto, em torno do dia 4. Mas ainda é preciso esperar as próximas rodadas. Continue acompanhando o blog Paulo Tempo, que está melhorando para vocẽ ler e ver o melhor conteúdo!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: