Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

QUEDA DE NEVE EM SANTA CATARINA!

Urubici
São Joaquim

Urubici
Bom Jardim da Serra
Bom Jardim da Serra
Finalmente o fenômeno mais esperado no inverno apareceu! A neve!. Depois de uma terça-feira muito fria e com sensação térmica de -17ºC na serra e temperaturas máximas que não passaram dos 10ºC pelo Estado e 13ºC no no litoral, o ingresso de mais ar frio associado ao ar instável e com chuva, provocou a queda de neve. De acordo com a Climaterra, a neve começou por volta das 21h de ontem em São Joaquim (Cruzeiro, Vacas Gordas e Pericó), Urupema, Urubici e no Morro da Igreja. Em Urupema, a neve foi intermitente. Nevou também em Chapecó e São Miguel do Oeste. A partir de informações da RBS Meteorologia, também já nevou hoje em Anita garibaldi, Lages e Bom Jardim da Serra.

No início da manhã desta quarta-feira, além da neve, acontecia a chamada chuva congelada em São Joaquim. Desde as 10h neva por lá, além de Urubici e outras cidades da região. No Morro da Igreja a neve está forte, acumulando nas pistas, deixando-as intrasitáveis. Muito perigo nessas áreas! Fotos divulgadas no portal Engeplus de Criciúma, mostram um pouco de como estava o Morro da Igreja hoje pela manhã. Veja:


Ao todo, já nevou em 8 cidades catarinenses. Veja no vídeo abaixo, do Jornal do Almoço da RBS TV, quando nevava ao vivo em São Joaquim.



Observe a imagem de satélite abaixo, das 13h:


Ainda percebe-se bastante nebulosidade encobrindo Santa Catarina. Segundo o Ciram e Climaterra, as temperaturas as 13h eram de apenas 1,5ºC em São Joaquim, 2,2ºC em Anitápolis, 3,0ºC em Água Doce e Campos Novos, 4,4ºC em Concórdia, 5,3ºC em Lontras, 7,6ºC em Itajaí, 7,9ºC em Criciúma e 9,5ºC em Florianópolis. Essa nebulosidade aliado a esse ar frio, acaba favorecendo ainda a queda de neve, como acontece agora em São Joaquim e na Serra do Rio do Rastro. Mais informações nas próximas postagens e no nosso twitter: PauloTempo.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, RBS METEOROLOGIA, DIÁRIO CATARINENSE, ENGEPLUS.

Nenhum comentário: