Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AR QUENTE E SECO AINDA PROVOCA CALOR E QUEIMADAS EM SANTA CATARINA

A situação do tempo seco já se agrava em Santa Catarina. Há mais de dez dias não chove no Estado, sendo que regiões pontuais do Estado a estiagem já dura mais de um mês. No mapa, abaixo, gerado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, a partir de dados de estações meteorológicas espalhadas pelo território catarinense, podemos notar em SC pela cor verde, que há 10 dias seguidos não chove no planalto e sul do Estado. No litoral e vale do Itajaí o mapa indica em torno de 20 dias consecutivos sem chuva. Vale salientar, que alguns pontos do litoral norte teve chuva, porém na geração desses mapas é feita uma espécie de generalização.
Nesta segunda-feira, o que marcou o dia foram novamente os nevoeiros, fumaça e calor. Vamos começar pelos nevoeiros. Pois é, como anunciado pela empresa MetSul meteorologia, essa época comumente é marcada por nevoeiros, principalmente os marítimos. Eles acontecem porque a temperatura do mar próximo da costa catarinense está mais baixa que o normal. Assim o ar úmido acima dessa superfície líquida acaba se condensando em forma de nevoeiros. Na imagem do satélite GOES12 ao meio-dia, é possível identificar esse nevoeiro junto a nossa costa, veja:


Durante a noite, o resfriamento do ar sobre o continente devido a perda de parte da energia térmica diurna, acaba fazendo aquele ar úmido sobre o oceano condensar também sobre as cidades litorâneas, formando nevoeiros. Na imagem abaixo, com detecção de nevoeiros as 6 horas da manhã, nota-se a formação deles pela cor azul sobre o mar e também sobre as cidades litorâneas de SC. Até no Vale do Itajaí ele consegue se formar.


Durante o dia, o nevoeiro ficou sobre o mar e o que permaneceu sobre o continente foi o ar seco e quente, com camada de fumaça no sul e planalto sul catarinense. Na imagem abaixo, feita pelo satélite Aqua com o sensor MODIS hoje a tarde, é possível ver os focos de queimadas pelo Estado mediante os pontos vermelhos. Na área ilustradamente circulada, é possível ver claramente as nuvens de fumaça sobre o planalto sul e sul catarinense. (clique na imagem para ampliar)


As temperaturas hoje ultrapassaram facilmente os 30ºC em algumas partes do oeste, meio-oeste e sul do Estado, chegando a registrar até 33,3ºC em Caibi no oeste e 32,4ºC em Urussanga. Confira na tabela a seguir as temperaturas máximas anotadas hoje sobre o território catarinense.

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)33,3
Urussanga (Inmet)32,4
Criciúma (Ciram)32,0
Concórdia (Ciram)31,4
Meleiro (Ciram)30,9
Joaçaba (Inmet)30,8
Jacinto Machado (Ciram)30,5
Chapecó (Ciram)30,5
Celso Ramos (Ciram)29,1
Indaial (Ciram)28,7
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,4
Timbé do Sul (Ciram)28,3
Campos Novos (Inmet)26,8

No final da tarde, com o começo da queda de temperatura devido a proximidade com a noite, novos nevoeiros tomaram conta do litoral, como mostra a foto abaixo tirada em Florianópolis.


Amanhã uma frente semi-estacionária deve ficar entre o RS e Uruguai, oscilando de posição durante a semana. Nuvens altas do tipo cirrus podem avançar do sistema e alcançar o sul catarinense, porém sem previsão de chuva. Segundo o Ciram, ainda faz calor.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, GSFC, METSUL

Nenhum comentário: