Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TEMPERATURA DISPAROU E PASSOU DOS 35ºC EM SANTA CATARINA

Hoje soma-se mais um dia desde mês de agosto sem registro de chuva sobre Santa Catarina. O que chamou a atenção, foi o forte calor que fez sobre boa parte do Estado no dia de hoje. Para se ter uma idéia, a temperatura máxima hoje em Criciúma no sul do Estado chegou a incríveis 37,5ºC, isso mesmo: 37,5ºC!. Várias cidades do sul e norte catarinense tiveram máximas em torno dos 35ºC durante a tarde de hoje. No oeste elas alternaram entre 29 e 32ºC. Na Grande Florianópolis a mesma situação. Novamente nem a serra escapou, chegando a fazer 27,2ºC em Campo Belo do Sul e 25,6ºC em São Joaquim. Apenas nas cidades do litoral norte próximas ao mar, os valores mal passaram dos 24ºC em virtude da influência de águas mais frias. Confira mais detalhes das temperaturas máximas registradas hoje em SC na tabela abaixo.

CidadeTemp. máx (ºC)
Criciúma (Ciram)37,5
Jacinto Machado (Ciram)35,6
Turvo (Ciram)35,4
Massaranduba (Ciram)35,2
Urussanga (Inmet)35,1
Araranguá (Inmet)34,9
Meleiro (Ciram)34,8
Morro Grande (Ciram)34,3
Caibi (Ciram)32,5
Florianópolis (Ciram)32,4
Itajaí (Inmet)31,7
Indaial (Ciram)31,5
Rio do Campo (Inmet)31,1
Concórdia (Ciram)30,8
Joinville (aeroporto)30,0
Joaçaba (Inmet)29,7
Timbé do Sul (Ciram)29,4
Caçador (Inmet)28,2
Campo Belo do Sul (Ciram)27,2
São Joaquim (Inmet)25,6

Outro fato impressionante foi a chamada amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima. Em Urussanga, por exemplo, fez 15ºC no início da manhã e 35,1ºC durante a tarde, tendo uma amplitude de 20,1ºC num mesmo dia! Outro exemplo foi em Urupema na serra catarinense, onde a temperatura mínima foi de 3,5ºC e a máxima foi 25,4ºC, uma diferença de 22,1ºC num mesmo dia! Isso se deve a baixa umidade relativa do ar, a qual ficou inferior aos 30% em muitas cidades catarinenses, como mostra o gráfico abaixo, de uma estação meteorológica do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Concórdia no oeste, onde o valor caiu para 29%.


O tempo seco e quente em boa parte do território catarinense foi ambiente propício a novos focos de queimadas, tanto as expontâneas como as propositalmente provocadas. Na imagem do satélite Aqua com sensor MODIS nesta tarde, podemos identificar esses focos pelos pontos vermelhos.


Nesta mesma imagem, note aquela formação de nuvens entre o RS e SC e também uma linha de nuvens sobre a Grande Florianópolis. São nuvens altas do tipo cirrostratus, cirrus fibratus e cirrus uncinus. Na foto abaixo, feita em Florianópolis a tarde, é possível identificar essas nuvens cirrus vistas pelo satélite Aqua.


No fim da tarde, o sol se pôs com cor avermelhada sobre a capital catarinense, decorrente ainda de partículas de poeira na atmosfera e também devido as nuvens cirrostratus.


Durante esta noite, está difícil sentir frio em algumas partes do oeste, vale e Grande Florianópolis. Na própria capital por exemplo, as 22h fazia 23,3ºC! Na radiossondagem feita no aeroporto Hercílio Luz as 9 da noite, é claramente perceptível o "bolsão" de ar quente que circula acima de nós. Veja que em superfície a temperatura do ar era de 24,2ºC, ao passo que entre 218 e 511 metros de altitude o valor passava dos 29ºC. É a chamada inversão térmica, ou seja, quando a temperatura aumenta com a altitude ao invés de diminuir.


Esse calor todo nas primeiras camadas da troposfera é o chamado aquecimento pré frontal, que acontece quando um sistema frontal está se aproximando. O ar frio de sul vai avançando e "esmagando o ar quente", fazendo-o subir por onde a frente passa. No sul do Estado, já são sentidas influências dessa frente. Em Timbé do Sul no interior do litoral sul as 23h fazia 14ºC. Ontem no mesmo horário fazia 21,9ºC.

Segundo a análise do CPTEC/INPE, a frente está semi-estacionária sobre o norte do RS e extremo sul catarinense. O motivo para essa parada do sistema está lá no alto da troposfera. Veja a carta de análise de linhas de corrente e jato em 200 hPa do CPTEC/INPE as 15h.


Note que as linhas de corrente (ventos) estão fluindo de oeste para leste sem qualquer curva, ou seja, ela está  
zonal. Esse escoamento zonal é o responsável por a frente ter ficado semi estacionária. Na mesma imagem, note pelas cores verdes as correntes de jato (ventos fortes) em altos níveis da troposfera, as quais formaram as nuvens altas vistas hoje no Estado.

A tendência é que essa frente semi-estacionária fique alternando de posição entre o RS e extremo sul catarinense nos próximos dias. Assim, volta a fazer calor no sul do Estado, porém com chance de chuva a noite. A Epagri-Ciram prevê para amanhã máxima de até 33ºC no sul, 29ºC na Grande Florianópolis, 32ºC no oeste e 30ºC nas demais regiões.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, GSFC, WYOMING.

Nenhum comentário: