Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de agosto de 2010

FUMAÇA DAS QUEIMADAS DO INTERIOR DA AMÉRICA DO SUL CHEGAM A SANTA CATARINA

O território catarinense experimentou mais um dia seco, muito seco. Nem o litoral escapou. Porém na metade sul do Estado, foi difícil colocar a descrição ensolarado. Mesmo sem nuvens, o dia não foi de céu completamente azul sobre o Estado, resultado da quantidade de fumaça no ar, gerando a névoa seca. Isso acaba deixando o céu limpo e ao mesmo tempo acinzentado. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS em alta resolução, podemos notar essa camada de névoa seca que deixa até a imagem embaçada, sobretudo no oeste, meio-oeste, serra, sul e grande Florianópolis. Os pontos vermelhos indicam os focos de queimadas.


De acordo com os satélites monitorados pelo CPTEC/INPE, o território catarinense teve um total de 107 queimadas neste domingo, o que é um número significativo pois nos últimos dias os focos mal passavam dos 50. Podemos notar na imagem abaixo, os sinais de +, que indicam os focos totais de queimadas hoje em Santa Catarina, destacando a região do Planalto Sul, especialmente a de São Joaquim.


A colaboradora do blog, Mariana Matias, tirou fotos hoje do céu de Jacinto Machado. Note na segunda foto que no fundo a serra geral está coberta pela fumaça concentrada no ar.


Em Florianópolis, o dia também foi marcado pela camada de névoa seca, com concentração de fumaça no ar, como pode ser visto na foto abaixo tirada por mim:


No fim da tarde um nevoeiro acompanhado dessas partículas de poluentes tomou conta da capital catarinense. O sol ficou fosco e os prédios foram cobertos. Veja:




De acordo com a RBS meteorologia, hoje houve incêndio florestal na região de Santo Amaro da Imperatriz, Grande Florianópolis. Era impressionante a imagem de satélite com detecção de nevoeiros no fim da tarde e início da noite de hoje entre o litoral catarinense e o oceano. Quanto mais escuro for o azul, mais forte era o nevoeiro. Confira:


É válido salientar que além das queimadas feitas e formadas aqui no Estado na região dos campos da Serra Geral, o que está provocando essa fumaça toda no ar é também o vento de norte, que transporta aqui para a região Sul do Brasil os poluentes provenientes de queimadas da Bolívia, norte da Argentina e Centro-oeste e sul da região Norte do Brasil. Isso é perceptível através dos gráficos de velocidade e direção dos ventos em algumas estações meteorológicas automáticas controladas pela Epagri-Ciram em Santa Catarina, como é mostrado abaixo no Morro da Igreja em Urubici. Acompanhe:



Como esse vento é seco e proveniente do interior da América do Sul, acaba provocando grande amplitude térmica em Santa Catarina, que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima. Para se ter uma idéia, hoje em Urupema, a temperatura mínima chegou aos 1,8ºC, ao passo que a máxima alcançou 23,9, ou seja, uma amplitude de 22,1ºC, o que é muito significativo. A umidade relativa lá chegou a marcar 29% durante a tarde. No sul, Urussanga teve registro de 13,2ºC pela manhã e  31,8ºC a tarde, resultando numa amplitude de 18,6ºC. A umidade relativa chegou a 47%.

Como você viu, as temperaturas máximas tiveram um rápido e significativo aumento, sendo registrado 31,8ºC em Urussanga. Em Caibi no oeste catarinense não diferente, com registro de 31,2ºC. Nem a fria São Joaquim escapou, sendo que lá a máxima alcançou os 25,0ºC. Na tabela abaixo, o leitor confere as temperaturas máximas registradas hoje no Estado.

CidadeTemp. máx (ºC)
Urussanga (Inmet)31,8
Criciúma (Ciram)31,5
Caibi (Ciram)31,2
Turvo (Ciram)30,0
Jacinto Machado (Ciram)29,8
Chapecó (Ciram)28,5
Concórdia (Ciram)28,2
Abdon Batista (Ciram)27,6
Indaial (Inmet)26,9
Joaçaba (Ciram)26,8
Massaranduba (Ciram)26,4
Rio do Campo (Ciram)25,6
Florianópolis (Ciram)25,0
São Joaquim (Ciram)25,0

Não há previsão de mudança no tempo nos próximos dias. Segundo o Ciram e Climaterra, as temperaturas devem se elevar ainda mais, passando dos 30ºC em boa parte do Estado. Com a permanência do tempo seco e do vento de norte, a fumaça das queimadas do interior do continente sul-americano deve ainda ser transportada para Santa Catarina, deixando o dia com uma camada de névoa seca, apesar da ausência de nuvens. Chance de nevoeiros pela manhã e noite. O tempo só muda no sábado com entrada de uma frente fria.

Obs: A previsão é dos institutos Ciram e Climaterra, podendo sofrer alterações ao longo da semana. Por isso visite o site próprio desses institutos.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NOAA, METSUL
Fotos: Paulo Ricardo Hames e Mariana Matias.

Nenhum comentário: