Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NADA DE MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO TEMPO EM SANTA CATARINA

Na figura acima, podemos notar que novamente no dia de hoje o ar ficou mais seco no planalto e interior do litoral sul, ao passo que no leste e litoral a umidade específica, que o total de umidade do ar, ficou mais elevada em virtude dos ventos do anticiclone que ainda se encontra sobre o oceano Atlântico. Isso acabou novamente proporcionando maior quantidade de nuvens, desde a Grande Florianópolis até o norte catarinense passando pelo Vale do Itajaí e norte do Planalto Sul, como podemos observar na imagem abaixo, feita pelo sensor MODIS do satélite Terra as 9 horas da manhã (local).


Segundo as estações controladas pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), só houve acumulado de chuva no Morro da Igreja em Urubici, com apenas 1,4mm. Na foto abaixo, podemos ver como se apresentava o céu do bairro Capoeiras na parte continental de Florianópolis as 14h de hoje, ou seja encoberto.


Em contrapartida, sobre o leste da ilha de Santa Catarina o sol predominava, como mostra outra foto, registrada por uma webcam na Lagoa da Conceição no mesmo horário.


Com uma ampliação na imagem de satélite, podemos ver a Grande Florianópolis naquele horário, ou seja, 14h. É possível detectar o que foi visto nas fotos, sendo o o leste da ilha sem muitas nuvens e o interior de Florianópolis nublado e encoberto. Isso se deve ao interior da região ser com montanhas mais elevadas e assim maior formação de nuvens. Veja:


Sobre o restante do Estado o céu ficou quase limpo com sol predominando, assim como estava na imagem de satélite mostrada anteriormente. Como previsto, valores de umidade relativa ficaram baixos, com mínimo de 34,1% em Chapecó, 36,5% em Criciúma, 43,6% em Campos Novos e 45% em Novo Horizonte. Esse ar seco favoreceu uma maior amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e máxima. Para se ter uma idéia, segundo o Ciram, hoje em Criciúma a temperatura mínima chegou aos 7,2ºC e a máxima alcançou 25,8ºC, tendo uma amplitude de 18,6ºC. Em Chapecó não foi diferente, com mínima de 8,8ºC e máxima de 24,1ºC e amplitude calculada de 15,3ºC. 

As maiores temperaturas hoje se deram em Caibi com 26,2ºC, em Criciúma com 25,8ºC e em Urussanga com 24,3ºC. As menores foram de 1,5ºC no Morro da Igreja e 2,7ºC em São Joaquim. Não espera-se mudança no tempo. A massa de ar seco no interior favorecida por uma crista do anticiclone de superfície e cristas em altitude, deve favorecer o tempo bom. No litoral e regiões próximas a circulação de umidade deixa o dia com sol e mais nuvens. O calor aumenta gradativamente até o fim de semana, quando o tempo muda.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NASA

Nenhum comentário: