Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA NO EXTREMO SUL CATARINENSE

Hoje uma frente semi-estacionária permaneceu entre o norte do RS e extremo sul de Santa Catarina, provocando formação de mais nebulosidade, aumentando a umidade relativa e decaindo as temperaturas. Já no restante do Estado, o tempo seco predominou e fez calor, porém menos que ontem.

Fazendo uma comparação por meio de dados de estações meteorológicas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) podemos perceber melhor a fronteira de massas de ar frio e quente. Em Caibi no oeste, por exemplo, a máxima hoje chegou a 33,7ºC. Já em Jacinto Machado no extremo sul catarinense, a temperatura mais alta do dia foi de apenas 19,3ºC. O impressionante foi em Criciúma, onde a máxima que ontem alcançou os 37,5ºC,  hoje não passou dos 21ºC, justamente pelo mesmo motivo.

Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, feita na tarde de hoje, pode-se notar a nebulosidade mais acentuada sobre o sul e litoral sul catarinense, do tipo altostratus. Já sobre as outras áreas do leste eram nuvens do tipo cirrostratus. Essa nebulosidade mais alta é formada pela atuação do jato subtropical (ventos fortes em altitude) associado a frente semi-estacionária.


Por isso o céu hoje ficou com uma camada fina e branca, deixando o sol fosco. Além disso, havia uma névoa que deixava os morros embaçados. Essa névoa é decorrente ainda de poluentes da troposfera. O site de monitoramento de queimadas  do CPTEC/INPE, detectou uma considerável concentração de dióxido de enxofre e monóxido de carbono sobre a atmosfera do sul do Estado, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Meio-Oeste hoje. Veja:


Em Laguna, desde cedo o céu já estava encoberto por essas nuvens altas e uma névoa, que deixava o mar embaçado. Confira na foto do site Terra Waves.


No final da tarde, as nuvens engrossaram mais e evoluiram para altostratus, as quais junto a névoa causada por poluentes retidos na atmosfera, fez com que o sol ficasse com a coloração mostrada na foto abaixo, tirada em Florianópolis.




FALANDO DO BRASIL:


O número de focos de queimadas detectadas pelos satélites ambientais operados pelo CPTEC/INPE desde janeiro até o dia de hoje já chega 40111 em todo o Brasil. Só em Mato Grosso, estado líder em número de focos, já foram registrados 10798 focos de queimadas neste mesmo período. Para se ter uma idéia, mais de 50% desses focos se deram agora em agosto, nestes últimos 25 dias. Se fomos pegar o ano de 2008 quando também estávamos em período de La Niña como agora, os satélites ambientais naquele ano registraram 28077 focos. Ou seja, 2010 supera 2008 em números de focos e pode ainda dobrar essa diferença.

A umidade relativa está extremamente baixa, ao ponto de já ter feito essa semana 7% em Brasília, 10% em Goiânia e 15% em São Paulo. São valores similares aos anotados em desertos como o Saara! Essa concentração baixa de vapor d'água na atmosfera acaba aumentando os raios solares, que ao incidirem sobre uma vegetação seca, acabam provocando labaredas de fogo. Infelizmente há muitos incêndios provocados por gente que ainda não aprendeu a lidar com outros recursos e tentar preservar a natureza.

FALANDO DO MUNDO:

O novo furacão que se formou recentemente essa semana sobre o oceano Atlântico Norte foi nomeado como Danielle. Ontem o sistema apresentava categoria 2 na escala Saffir-Simpson, onde os ventos variam entre 154 a 177km/h. Hoje caiu para a força 1 durante o dia, com ventos de até 138km/h. Neste momento, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Danielle se encontra ainda sobre alto mar, a nordeste das ilhas do Caribe, movendo-se para noroeste com uma velocidade de 27,7km/h. Sua força aumentou para 2, tendo já registrado na última hora ventos sustentados de 157,4km/h.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, GSFC, TERRA, NHC.

Nenhum comentário: