Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TEMPO SECO FAVORECE CÉU LIMPO E FOCOS DE QUEIMADAS EM SANTA CATARINA

A quinta-feira, assim como toda essa semana, foi de tempo seco em Santa Catarina. Desta vez nem o litoral escapou, graças ao vento mais predominante de norte a noroeste, o qual não traz umidade do mar. Em Florianópolis, há 14 dias consecutivos não chove de maneira significativa, ou seja, que acumule no pluviômetro. Na foto abaixo, tirada por mim as 11h da manhã na beira mar do município de São José, podemos notar o céu completamente sem nuvens, como foi durante todo o dia de hoje. Ao fundo se encontra o Morro do Cambirela, com 1053 metros de altitude e considerado o maior da Grande Florianópolis.


Em Barra Velha no litoral norte catarinense, não foi diferente. Veja na foto de Mario Diaz Savino do site Terra Waves, o céu ensolarado por lá.


Na imagem do satélite Terra com o sensor MODIS as 9 horas da manhã, podemos notar o Estado catarinense praticamente sem nuvens, com excessão do Vale do Itajaí onde ocorria um denso nevoeiro. (Clique na imagem para ampliar).


Você notou pontos vermelhos na imagem, inclusive sobre Santa Catarina? Pois é, são focos de incêndio registrados naquele horário sobre o Estado. Segundo o CPTEC/INPE, Santa Catarina teve um total de 26 focos de queimadas nesta quinta-feira. No Brasil, o número de focos hoje chegaram aos 9335, sendo que desde o dia primeiro desse mês, já são 14271 focos detectados pelo satélite. O assustador é que desde janeiro, o país já contabiliza 33177 focos de queimadas, contra 16510 acusados em 2009, ou seja, uma diferença de 100%.

Na figura acima vemos os valores de umidade específica do ar (quantidade total de umidade) sobre Santa Catarina hoje pela manhã. Note que com excessão do litoral e vale do Itajaí onde havia nevoeiro, a maioria esmagadora do nosso Estado estava muito seco. Observe também pelos vetores, que o vento se encontra de norte, o que aliado a esse tempo seco e os incêndios provocados nos campos da serra geral, acabou deixando o ar poluído nessa região, gerandos aqueles 26 focos de queimadas.

Naquela imagem do satélite Terra, podemos também identificar nuvens mais carregadas lá na divisa do RS com o Uruguai. É uma frente fria de fraca intensidade. Na figura abaixo, com análise de ventos e temperatura, podemos perceber a divisa de direção dos ventos naquela região, passando do quadrante norte para o quadrante sul. Pelas temperaturas, é possível notar que não há grandes diferenças entre o ar frio e o ar quente, o que determina essa condição fraca que esta frente fria apresenta.

Com esse ar seco todo comentado acima, os valores de umidade relativa do ar ficaram baixos durante a tarde de hoje. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a umidade relativa teve mínimo de 37% em Dionísio Cerqueira, 38% em São Joaquim, 39,6% em Água Doce, 41% em Curitibanos, 43% em Meleiro e 43,7% em Chapecó. Além disso, o céu novamente sem nuvens, favoreceu uma manhã e noite fria, ao passo que a tarde fez até calor em algumas áreas, parecido com clima de outono. Para se ter uma idéia, em Urussanga a temperatura mínima foi de 9,9ºC e a máxima de 26,0ºC, sendo uma amplitude calculada de 15,9ºC. O resfriamento noturno, levou o planalto sul registrar temperaturas negativas, mesmo sem alguma massa de ar frio entrando. A mínima foi de -1,3ºC em Urupema e -1,0ºC em São Joaquim.

A frente fria que estava as 9 horas da manhã no sul do RS e norte do Uruguai, se encontra nesta noite entre o sul de SC e oceano Atlântico. Como sobre o continente há pouquíssima disponibilidade de umidade, o sistema sequer formou nuvens. Já sobre o oceano com mais umidade, há maior formação de nebulosidade. Essa frente está associada a um ciclone extratropical em oclusão (mistura de massas com características diferentes), e é representado pela letra B na imagem de satélite com ilustração abaixo.


A frente fria tende a se deslocar nas próximas 12 horas para o alto mar sem provocar muitos efeitos no tempo em SC. O Ciram aponta alguma chance de chuva na próxima madrugada sul e planalto sul, melhorando rapidamente pela manhã. Pelo menos até terça-feira não há expectativa de chuva em Santa Catarina. Deve esquentar mais, porém ainda com friozinho pela noite e manhã. Cuidado ao jogar cigarros por ai, pois o tempo seco e o vento podem transformar esse cigarro num incêndio em minutos. 

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NASA-GSFC, TERRA WAVES, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: