Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 28 de agosto de 2010

MASSA DE AR SECO AINDA PROVOCOU TEMPO SECO NA MAIOR PARTE DE SC

Com a presença da massa de ar seco predominando sobre Santa Catarina, a maior parte do Estado teve sol no dia, mesmo que coberto por uma fina camada de névoa seca. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, é possível identificar essa névoa, pois o continente mal consegue aparecer, mesmo com sol.


No entanto, pela imagem é visível a cobertura maior de nuvens no Vale do Itajaí e litoral norte do Estado. Ela se dá devido ao vento de sudeste a leste que atuou durante este sábado nessa região. Assim o dia foi mais nublado e com temperaturas mais amenas, chegando aos 21,6ºC em Itapoá, 21,0ºC em Itajaí, 20,3ºC em São Francisco do Sul e 20,0ºC em Lontras. Na foto abaixo tirada em Itajaí pelo surfista Cristhyan Corrêa do site Terra Waves, podemos notar essa cobertura de nuvens, além de um intenso nevoeiro sobre o mar.


Observando o gráfico abaixo, da estação meteorológica automática do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), vê-se claramente o predomínio de ventos de sudeste a leste em Itajaí. (clique na imagem para ampliar)


Na Grande Florianópolis, as temperaturas subiram mais, devido a presença do sol. Porém não passaram dos 25ºC, justamente em virtude da névoa seca que impede a elevação das temperaturas. Pelo gráfico da estação do Ciram na capital catarinense, note que os ventos estavam do quadrante norte. (clique na imagem para ampliar)


Olhando para aquela imagem de satélite mostrada no início dessa postagem, nota-se nuvens no sul do Estado  e toda a divisa com o RS. No entanto são na maioria nuvens altas do tipo cirrus e cirrustratus, causadas pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes lá no alto da troposfera. No extremo sul catarinense, houve mais nuvens desenvolvidas pela manhã, em virtude do cavado invertido que se encontra no RS. Chegou a chover isoladamente, com acúmulo de 1,2 milímetros em Timbé do Sul. Como as nuvens altas não impedem o aparecimento do sol, as temperaturas se elevaram durante o dia no sul, oeste e meio-oeste do Estado, como mostra a tabela de temperaturas máximas abaixo.

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)30,4
Chapecó (Ciram)30,3
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,4
Criciúma (Ciram)27,8
Joaçaba (Inmet)27,5
Concórdia (Ciram)26,8
Novo Horizonte (Ciram)26,5
Morro Grande (Ciram)25,9
Urussanga (Inmet)25,8
Jacinto Machado (Ciram)24,9
Abdon Batista (Inmet)24,7

O cavado invertido (área na borda de um anticiclone onde o ar tem pressão mais baixa que o ar vizinho) nesta noite de sábado se encontra ainda sobre o RS, porém mais deslocado para o sul daquele estado, como pode-se ver na imagem do satélite GOES12, ilustrada com o sistema através de traços pretos.


Com isso a nebulosidade diminuiu no extremo sul do Estado, assim como a quantidade de nuvens altas sobre o sul e divisa com o RS. Isso em função do deslocamento do Jato Subtropical também mais para sul. Na imagem também podemos identificar nebulosidade sobre o litoral norte da Argentina, associada a uma frente fria.

A tendência é que a frente fria sobre a Argentina avance pelo litoral da região sul nesse domingo, provocando chuva e temporais devido ao encontro com o ar quente de norte, que é trazido pelas correntes de jato de baixos níveis (ventos fortes vindos da Amazônia). Porém o essa frente fria deve ser desviada para o alto mar. O sistema de alta pressão pós frontal deve ganhar o oceano já amanhã. No entanto um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em altitude deve gerar um outro cavado invertido na borda leste do sistema de alta pressão citado. Esse cavado associado as correntes de jato em baixos níveis deve provocar chuvas fortes entre o RS e extremo sul de SC no início dessa semana. O sistema deve evoluir para uma frente quente, que predominará durante toda a semana. 

ENQUANTO ISSO NO MUNDO:

Alerta na América Central!

O furacão Danille neste sábado perdeu intensidade e está com categoria 2 na escala Saffir Simpson que vai até 5. Os ventos sustentados estavam com velocidade de 166km/h e o sistema se deslocava para norte-noroeste, passando muito próximo das Bermudas. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Danielle deve mudar sua rota e seguir para nordeste no domingo, se convertendo para um ciclone extratropical devido ao encontro com águas mais frias. Entretanto, a tempestade tropical Earl avançou bastante em relação a ontem. Segundo o NHC, Earl está indo para oeste com ventos sustentados de 101,8km/h O preocupante é que na segunda-feira a tempestade deve evoluir para um furacão e deve passar pelas Ilhas Virgens e Porto Rico na América Central. Na terça-feira, Earl deve estar muito próximo da República Domincana e Haiti.

Na imagem de satélite abaixo, pode-se ver o furacão Danielle e a tempestade tropical Earl:


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, NHC, ACCUWEATHER, GSFC.

Nenhum comentário: