Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AR FRIO SE DEPOSITOU SOBRE AS BAIXADAS E VALES

Hoje o frio na serra catarinense foi mais intenso em áreas de vales e baixadas, onde o ar frio mais denso se deposita. Um exemplo é em São Joaquim, onde a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que fica num topo registrou mínima de 6,0ºC, ao passo que a do Ciram localizada numa parte mais baixa teve 1,3ºC. Muita diferença entre o topo e baixada numa mesma cidade. Segundo a empresa Climaterra, houve geada em São Joaquim e Urupema.  Algumas áreas do litoral e sul do Estado apresentaram temperaturas mais baixas em relação a ontem. Acompanhe na tabela abaixo os valores em algumas cidades catarinenses.

CidadeTemp. Mín (ºC)
São Joaquim (CIRAM)1,3
Urupema (CIRAM)2,7
São Joaquim (CLIMATERRA)3,9
Caçador (INMET)5,8
Anitápolis (CIRAM)6,6
Concórdia (CIRAM)7,6
Turvo (CIRAM)7,9
Florianópolis (CIRAM)10,2
Itajaí (INMET)11,1

O que marcou o início da manhã desta quinta-feira além do frio e da geada, foram os fortes nevoeiros. Separei uma imagem do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), com detecção de nevoeiro as 6 horas da manhã.

As cores em azul mais escuro representam as áreas onde o nevoeiro está mais denso e prejudicando a visibilidade. Note que havia nevoeiros fortes sobretudo no sul, planalto sul e parte do meio-oeste. Contudo, perceba que a região de São Joaquim onde houve geada, não havia ocorrência de qualquer nevoeiro. 

Durante a tarde as temperaturas se elevaram, sobretudo no oeste onde até fez calor. As máximas alcançaram os 28,6ºC em Caibi, 27,3ºC em São Miguel do Oeste, 27,1ºC em Chapecó, 26,1ºC em Dionísio Cerqueira 24,3ºC em Urussanga, 23,4ºC em Campos Novos e 22,8ºC em Florianópolis. A umidade relativa ficou baixa no planalto, com valor de 34% em Chapecó e 35% em São Joaquim. 

Por outro lado, no nordeste catarinense, parte norte do Planalto Sul e no interior do litoral sul ao longo da encosta da serra geral, o que se tinha era nebulosidade quase encobrindo o céu por completo, impedindo o aumento maior das temperaturas. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS as 15h, é possível ver essas nuvens.

São nuvens do tipo stratocumulus, formadas pelos ventos úmidos de leste/sudeste, provenientes do mar. No gráfico da estação meteorológica monitorada pelo INMET em Criciúma podemos detectar esses ventos. 

Na imagem do satélite mostrada anteriormente, também nota-se que sobre as outras áreas do leste, além da parte litorânea da grande Florianópolis tinha menos nuvens. Isso em função de a temperatura do ar estar mais alta naquele horário nessas áreas, além de o vento de norte ter persistido sobre a capital catarinense. Porém no fim da tarde, com o resfriamento, o céu começou a nublar.

A previsão é que a sexta-feira seja de sol no oeste e meio-oeste. Por outro lado, no leste a passagem de uma frente fria pelo mar deve aumentar as nuvens e provocar chuva a noite. Pode voltar a chover e com intensidade forte em todo o estado a partir de domingo.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, GSFC.

Nenhum comentário: