Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FRENTE FRIA PASSA RAPIDAMENTE PELO MAR E VENTOS PASSAM DOS 60KM/H NO LITORAL CATARINENSE

Uma frente fria de fraca intensidade passou hoje pelo mar na altura do litoral catarinense. Apesar disso, velocidade de deslocamento desse sistema foi tão rápida que o sistema de alta pressão pós frontal ingressou rapidamente em território catarinense. Isso é possível de observar nas imagens de satélite abaixo, a primeira é das 9h e a segunda foi feita as 21h. Note que o sistema de alta pressão apresenta pressão bastante alta, com 1030 hPa agora a noite. A frente na ultima imagem foi bem mais para leste e sobrou o cavado (área alongada com baixa pressão atmosférica) que aparece nas duas imagens (traços pretos)


Com essa entrada brusca do sistema de alta pressão pós frontal, os ventos ganharam intensidade e ficaram bastante intensos na costa catarinense, sobretudo a tarde. As rajadas mais fortes foram no bairro Coqueiros em Florianópolis com 64,4km/h, seguido de Laguna com 63,3km/h. Na tabela abaixo você confere a velocidade máxima em outras cidades.

CidadeVento máximo (km/h)
Florianópolis (RBS)64,4
Laguna (INMET)63,3
Florianópolis (AEROPORTO)56,0
São José (INMET)54,7
Florianópolis (CIRAM)52,2
Araranguá (INMET)50,4
Criciúma (RBS)49,9
Itajaí (CIRAM)49,7
São Francisco do Sul (CIRAM)43,3
Siderópolis (CIRAM)40,2

Como na maioria das cidades esses ventos entraram de sudeste, novamente aconteceu o transporte de umidade do mar para o continente, provocando nuvens e até registro de chuva em partes isoladas do sul e norte do Estado. Neste exato momento (23h), segundo as estações meteorológicas do INMET e CIRAM, chove fraco em Siderópolis com até 2,6mm acumulados, Morro da Igreja com 2,0mm, em Indaial com 1,4mm, Massaranduba com 1,0mm e em Criciúma com 0,4mm.

Antes da entrada do vento de sudeste/sul, as temperaturas se elevaram pela manhã e início da tarde de hoje em boa parte do território catarinense. Fez 28,8ºC em Indaial, 28,1ºC em Massaranduba, 26,8ºC em Itajaí 26,1ºC em Caibi, 24,9ºC em Criciúma e 24,0ºC em Caçador e São José. Assim estava o céu da capital Florianópolis pela manhã, ainda com muito sol e trilhas de condensação.

O sábado deve ser de sol com algumas nuvens em Santa Catarina. As temperaturas sofrem uma leve queda devido ao reforço de ar frio. Pode fazer entre -1ºC e 2ºC no planalto sul, segundo a Climaterra. Durante a tarde o ar fica agradável, esquentando um pouco mais no extremo oeste. No domingo um cavado invertido deve trazer chuva e risco de temporais.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, RBS METEOROLOGIA

Nenhum comentário: