Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEMPERATURA MÍNIMA CAIU EM PARTE DE SANTA CATARINA

Com o afastamento do ciclone extratropical para alto mar, uma massa de ar frio entrou em Santa Catarina na noite de ontem e provocou nesta quarta-feira uma manhã fria, sobretudo no Planalto Serrano e no Meio-oeste. O frio não foi tão intenso, mas os valores cairam para abaixo dos 5ºC nessas regiões. Na tabela abaixo, você acompanha as mínimas registradas hoje em algumas cidades catarinenses, nas estações meteorológicas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Climaterra.

CidadeTemp. Mín (ºC)
Morro da Igreja - Urubici (INMET)1,5
Água Doce (CIRAM)3,2
São Joaquim (CLIMATERRA)3,4
Major Vieira (INMET)3,5
Urupema (CIRAM)4,0
Lebon Régis (CIRAM)4,5
São Joaquim (INMET)4,6
Caçador (INMET)4,8
Celso Ramos (CIRAM)5,1
Anitápolis (CIRAM)5,9
Novo Horizonte (CIRAM)7,0
Rio do Campo (INMET)7,6
Urussanga (INMET)9,9
Itapoá (INMET)12,1
Florianópolis (INMET)12,8

Na imagem de satélite as 9 horas da manhã de hoje, podemos notar uma nebulosidade no oeste e meio-oeste, próximo ao RS. 

São nuvens baixas formadas pela circulação do ciclone extratropical, representado pela letra B sobre o alto mar, com pressão atmosférica central de 983 hPa (Hectopascais). Note que os ventos associados a ele chegam de sudoeste no leste do Estado, mas por outro lado no centro-oeste catarinense eles desviam e entram de sudeste, em virtude da presença do sistema de alta pressão no continente. É esse vento de sudeste que provoca as nuvens, porém é válido ressaltar que isso somente ocorre em situações de ciclone, pois o vento sudeste em condições de alta pressão no continente é sinal de tempo seco no interior do Estado.

Pela tarde houve maior aquecimento do ar devido ao ar seco, com umidade relativa mínima de apenas 35% em São Joaquim. No entanto não chegou a fazer calor, sendo que as maiores temperaturas máximas foram de 25,3ºC em Indaial, 22,5ºC em Criciúma, 22,4ºC em Abdon Batista e 22,0ºC em Caibi.

No decorrer da tarde, com o ciclone ainda mais afastado da costa e o deslocamento do sistema de alta pressão frio para o mar ao largo da costa do Sul do Brasil, os ventos passaram a soprar de sudeste no litoral catarinense. O gráfico abaixo, da estação meteorológica de Itajaí no litoral norte do Estado, mostra claramente a mudança da direção do vento.

Os ventos de sudeste acabaram provocando aumento de nuvens baixas e o dia que estava de céu quase limpo se tornou parcialmente nublado, como pode-se ver na foto abaixo tirada em Florianópolis.

Na imagem do satélite Terra com o sensor MODIS as três horas da tarde desta quarta-feira, é possível identificar essas nuvens baixas sobre o leste.

Note nesta mesma imagem acima, uma banda de nuvens orientada de sudoeste a nordeste cobrindo o leste do RS e extremo sul de Santa Catarina. São nuvens altas e médias formadas pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes lá no alto da troposfera. No momento da imagem, esses ventos vinham de sudoeste, indicando a presença de uma crista em altitude, ou seja, uma área de alta pressão.

Nesta próxima madrugada, o frio promete ser mais intenso nas baixadas e vales, devido ao fato de o ar frio ser mais denso e se depositar sobre essas áreas. Um exemplo é São Joaquim, onde a estação meteorológica do INMET localizada num topo apresenta neste momento temperatura de 9,7ºC, ao passo que a do Ciram (188 metros mais baixa que a do INMET) marca 3,9ºC. Uma diferença muito significativa. O Ciram prevê um dia de sol com algumas nuvens, tendo temperaturas altas no norte e agradáveis nas demais regiões. Chance de geada no Planalto Sul.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, GSFC

Nenhum comentário: