Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DEPOIS DE UM FIM DE SEMANA CHUVOSO, CICLONE EM FORMAÇÃO PROVOCA INGRESSO DE AR QUENTE EM SC

Finalmente durante esse fim de semana, o tempo resolveu colaborar com as regiões do estado onde não chovia há mais de 30 dias. No oeste, região mais crítica, apesar de pouco acumulado, registrou-se 15,4 milímetros na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em São Miguel do Oeste entre o sábado e ontem. Contudo os maiores valores no mesmo período se deram entre parte do meio-oeste e a serra catarinense, sobretudo no Planalto Sul onde São Joaquim teve 45,8mm. Acompanhe mais detalhes na tabela de chuva acumulada entre sábado e domingo em algumas cidades catarinenses.

CidadeChuva 24 horas (mm)
São Joaquim (CIRAM)45,8
Urubici (CIRAM)36,3
Lages (INMET)35,8
Campo Belo do Sul (CIRAM)33,2
Ouro (CIRAM)32,2
Abdon Batista (CIRAM)32,1
Timbé do Sul (CIRAM)31,6
Celso Ramos (CIRAM)27,9
Anitápolis (CIRAM)21,9
Meleiro (CIRAM)21,2
Jacinto Machado (INMET)20,3
Caibi (CIRAM)17,0
Florianópolis (CIRAM)16,4
São Miguel do Oeste (INMET)15,4
Dionísio Cerqueira (INMET)14,3

É valido ressaltar que grande parte dessa chuva veio em forma de temporais isolados, inclusive com descargas elétricas (raios), o que há semanas e até meses não ocorria. Separei uma imagem de detecção de descargas elétricas do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) no final da madrugada de domingo. Note a maior quantidade entre o oeste e planalto sul.

Houve também raios na Grande Florianópolis e sul do Estado no início da madrugada do domingo. Durante o dia de ontem a frente fria que chegou na noite de sábado, manteve-se semi-estacionária sobre SC, provocando céu nublado e chuvas acompanhadas de trovoadas. Porém a intensificação de uma baixa pressão durante essa madrugada entre o sul do Paraguai e Argentina, gerou uma frente quente, a qual recuou boa parte da nebulosidade com maior desenvolvimento vertical para o RS. Na figura com análises de ventos em 850 hPa, em torno de 1500 metros de altitude, podemos ver a circulação já fechada da baixa pressão nessa altitude sobre o nordeste argentino as nove horas da manhã desta segunda-feira.

Na mesma figura é possível notar a velocidade alta do vento sobre o Paraguai, oeste do MS e do sul do Brasil. É o chamado de Jato de Baixos Níveis, que transporta grande quantidade de calor e umidade específica da floresta amazônica, que passa pelo Sul do Brasil e vai até a região de baixa pressão. Esse ingresso de ar quente já deixava as temperaturas mais altas sobre essas regiões pela manhã como mostra a próxima figura, com análise de ventos e temperatura a superfície.

Em Santa Catarina, os valores de temperatura apresentaram um rápido e significativo aumento, passando dos 30ºC. De acordo com as estações meteorológicas monitoradas pelo CIRAM e INMET, a temperatura máxima chegou hoje a tarde a 33,1ºC em Caibi, 31,8ºC em Concórdia, 31,2ºC em São Miguel do Oeste,  31,0ºC em Chapecó, 30,6ºC em Dionísio Cerqueira, 30,0ºC em Joaçaba, 27,1ºC em Caçador e 26,8ºC em Celso Ramos. Já nas outras áreas ficou agradável.

A frente quente sobre o RS, influenciou as regiões catarinenses que fazem divisa com o território gaúcho. Havia também sobre boa parte de SC muitas nuvens altas, formadas por ventos fortes em lá no alto da atmosfera (Jato Subtropical, que espalham os cristais de gelo presentes no topo das nuvens de tempestade que estão no RS. Sobre o leste o que se tinha além dessas nuvens, era cobertura de nuvens rasas que deixavam o céu com névoa úmida sobre a região, comuns em situações de frente quente. A foto abaixo tirada em Florianópolis mostra bem isso.


Veja um panorama do estado na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS as 15h de hoje.


Durante esta noite a baixa pressão sobre o nordeste argentino seguiu se deslocando para leste e se intensificando, convertendo-se para um ciclone extratropical, que na análise das 21h estava entre o sudeste do RS e nordeste do Uruguai com pressão central de 1002 hPa segundo a Marinha. Na imagem de satélite ilustrada abaixo, podemos parceber o ciclone (letra B), além da frente fria formada que começa a entrar em SC e a frente quente que está agora no mar a leste do Uruguai.


Com a formação desse ciclone, a pressão entrou em queda hoje em Santa Catarina, sendo agora a noite registrado 1005 hPa em Araranguá, como mostra o gráfico a seguir.

A tendência é que o ciclone se desloque no sentido sudeste, se afastando para o oceano nas próximas horas. A frente fria formada já está entrando em SC e pode provocar chuvas e risco de temporais amanhã. Porém o sistema deve passar muito rápido e até sem chuva na maior parte do estado. O ciclone deve provocar rajadas intensas de ventos. O Ciram prevê rajadas de até 65km/h no litoral sul e em torno de 50km/h no restante do litoral. O mar ganha bastante agitação, sobretudo na quarta-feira pela madrugada em diante. Uma massa de ar frio de fraca a moderada intensidade, impulsionada pelo ciclone, entra em SC e provoca frio, com previsão de 3ºC na quarta-feira no planalto sul.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, MODIS

Os mapas na postagem são de geração própria.

Nenhum comentário: