Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de setembro de 2010

SÁBADO COM VENTOS INTENSOS DE NORTE E CHUVA ANTECIPADA EM SC

A foto acima mostra o céu de Florianópolis ontem e hoje. Note que o tempo mudou, assim como em boa parte do centro-sul do Estado catarinense. Em Urussanga, por exemplo, ontem a temperatura máxima sem nuvens era de 25,3ºC. Já hoje não passou de 22,2ºC. No gráfico produzido pela Epagri-Ciram a partir dos dados da estação meteorológica do INMET em Urussanga, podemos notar que a radiação média (Watts por metro quadrado) caiu de ontem para hoje, devido a nebulosidade.

Em Imbituba o sol até chegou a aparecer bem tímido no início da manhã, como pode-se observar na foto abaixo, tirada na praia da Ribanceira e está disponível no site Terra Waves. Logo depois o céu nublou.

De acordo com as estações meteorológicas monitoradas pelo Ciram e Inmet, os maiores acumulados de chuva, apesar de ainda baixos, foram de 6,6mm no Morro da Igreja em Urubici, 5,3mm em Lages, 4,4mm em Campo Belo do Sul, 4,2mm em Timbé do Sul, 3,4mm em Jacinto Machado, 2,6mm em Meleiro, 2,4mm em São José e 2,2mm em São Miguel do Oeste. 

Pela tarde, com o céu menos nublado próximo do PR, as temperaturas se elevaram, em contrapartida ao restante do Estado. As máximas alcançaram os 27,3ºC em São Miguel do Oeste, 26,4ºC em Major Vieira, 25,5ºC em Novo Horizonte e 24,7ºC em Caçador. A imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS em alta resolução mostra o céu de SC na tarde deste sábado:

O que chamou mesmo a atenção foram os fortes ventos do quadrante norte em Santa Catarina. Em Laguna, por exemplo, foi acusado no anemômetro rajada máxima de 112,6km/h! No morro da Igreja em Urubici a 1800 metros de altitude a rajada alcançou 119,8km/h. Em Água Doce no meio-oeste o vento máximo chegou a 80km/. Ao longo de todo o restante do planalto e litoral a velocidade variou entre 30 e 50km/h. Esses ventos são resultado da diferença de pressão atmosférica entre um anticiclone (sistema de alta pressão) com 1036 hPa (hectopascais) sobre o oceano Atlântico e a formação de duas baixas pressões, uma no Paraguai e outra sobre o mar a leste da Argentina, ambas com 1006 hPa. 

O motivo para essa mudança antecipada foi a formação de dois cavados (área alongada de baixa pressão atmosférica) na dianteira da frente fria, a qual se encontrava na tarde de hoje sobre o centro e sul do RS. Na imagem de satélite das 15h de hoje podemos notar esses sistemas, bem como a alta pressão sobre o Atlântico e as duas baixas pressões comentadas anteriormente. 

Podemos notar que um cavado influenciava o oeste do Estado e se formava a partir da baixa pressão sobre o Paraguai. Já o outro estava entre o leste gaúcho e sudeste catarinense. Observe também que aquele sistema de alta pressão sobre a Argentina, que traz o ar frio polar, apresenta valor menor de pressão em relação aquele sobre o Atlântico. Pois bem, isso deve favorecer com que a frente fria fique estacionária nas próximas horas entre SC e RS. Com isso, nas próximas pode chover forte com risco de temporais isolados em solo catarinense. Durante o domingo a nebulosidade predomina com possibilidade de chuva e descargas elétricas. Temperaturas baixas não passando dos 22ºC. Na segunda-feira a frente semi-estacionária recua como frente quente para o RS e o sol aparece em Santa Catarina, com aumento rápido nas temperaturas máximas, exceto sul do estado onde deve ficar nublado ainda. Na noite da segunda, uma nova frente fria deve se formar e avançar para SC rapidamente na terça-feira, juntamente com um ciclone extratropical. O frio retorna.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, GFS, ALLMETSAT.

Nenhum comentário: