Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCOU RAJADAS DE VENTO EM PARTE DE SANTA CATARINA

O ciclone extratropical, formado na noite de ontem sobre o sudeste do RS e nordeste do Uruguai, ganhou o oceano hoje, provocando rajadas mais intensas de vento em Santa Catarina, principalmente no sul e planalto sul do Estado. Em Laguna, já no fim da noite de ontem havia sido registrado rajada de 99,3km/h na estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Não houve notícias de estragos pois a estação fica na orla. Durante a manhã de hoje, houve rajada máxima de 69,8km/h em Araranguá, 118,7km/h em Siderópolis (a 135 metros de altitude) e 115,9km/h no Morro da Igreja em Urubici (a 1800 metros de altitude), também sem grandes estragos devido a altitude das mesmas. Acompanhe mais detalhes das outras cidades na tabela a seguir:

CidadeVento máximo (km/h)
Siderópolis (CIRAM)118,7
Morro da Igreja- Urubici (INMET)115,9
Laguna (INMET)99,3
São Joaquim (INMET)67,6
Joaçaba (CIRAM)63,0
São Francisco do Sul (CIRAM)50,4

A frente fria associada ao ciclone, provocou chuva novamente no oeste e meio-oeste catarinense, acumulando 16,8mm em Ouro, 4,4mm em Piratuba, 4,1mm em Concórdia, 3,4mm em Xanxerê e 2,8mm em Concórdia. Ontem durante a postagem, mostrava-se a imagem do satélite com o sistema entrando no Estado.

Na animação de satélite durante esta tarde, podemos ver claramente a rotação do ciclone extratropical já em alto mar a sudeste do Uruguai:


Apesar a variação de nuvens vista na imagem de satélite, fez calor no leste do Estado, com temperaturas máximas de 32,2ºC em Indaial, 30,0ºC em Criciúma, 28,3ºC em Urussanga, 27,7ºC em Jacinto Machado, 26,6ºC em Florianópolis e 26,5ºC em Itajai. Isso por conta do vento de oeste, chamado de terral pelos pescadores. Esse vento vem da circulação do ciclone, entra no planalto catarinense e desce a serra seguindo em direção ao litoral. Ao encontrar o nível do mar esse ar úmido acaba sofrendo a chamada compressão adiabática, onde acaba se aquecendo sem ganho de calor. No gráfico de ventos da estação do Ciram em Criciúma, podemos comprovar bem esses ventos na direção oeste a tarde.


Na ultima análise o ciclone se encontrava em alto mar a leste de Mal del Plata na Argentina, bem mais afastado da costa. Veja o sistema ilustrado na imagem de satélite abaixo, das 9 horas desta noite.


Na figura, vemos também o ar mais frio impulsionado pelo ciclone, entrando no Sul do Brasil, o que deve decair as temperaturas amanhã. O Ciram prevê mínimas entre 5 e 7ºC no planalto e interior do litoral sul com risco de geada isolada. Nas outras áreas em torno de 15ºC. Faz sol sem previsão de chuva. Volta a esquentar a partir de quinta-feira.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: