Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA DETERMINOU AS CONDIÇÕES DO TEMPO NO LESTE CATARINENSE

A quarta-feira pós feriado foi marcada pela influência da circulação marítima, que nada mais é do que ventos oriundos de um sistema de alta pressão sobre o oceano, que traz umidade marítima para o nosso litoral. Na imagem de satélite das 9 horas da manhã, ilustrada com o sistema (letra A) e os ventos, é perceptível essa condição. Os traços pretos entre o litoral do RJ e oceano é o cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) que ontem estava em SP.


Perceba que esses ventos chegam entre leste e sudeste no litoral e chegam no planalto com direção nordeste, provocando um tempo mais estável no interior do Estado. Houve registro hoje de chuva no leste, sobretudo próximo e na encosta da Serra Geral. Um exemplo é Joinville, onde na cidade o observador David de Andrade registrou 11mm, ao passo que no interior do município a estação do Ciram localizada na encosta da Serra Geral teve acumulado de 25,6mm. Isso acontece porque a chuva é do tipo orográfica, ou seja, os ventos úmidos vindos do oceano passam pelo litoral provocando nuvens, mas ao começarem a subir a serra as nuvens formadas ficam mais densas devido a expansão do ar úmidos e a consequente condensação do mesmo, provocando chuvas mais consistentes. A figura ilustrativa a seguir mostra bem a explicação.


Acompanhe na tabela abaixo os acumulados de chuva hoje pelo Estado, nas estações monitoradas pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

CidadeChuva 24 horas (mm)
Joinville - Barragem Salto (CIRAM)25,6
Joinville - Quiriri (CIRAM)21,0
Joinville - Itaum (Particular)11,0
Rio dos Cedros (CIRAM)5,5
Itajai (INMET)5,3
Itapoá (CIRAM)5,2
Indaial (INMET)5,0
Timbé do Sul (CIRAM)3,0
São José (INMET)2,6
Blumenau (CIRAM)2,4
José Boiteux (CIRAM)2,2
São Francisco do Sul (CIRAM)2,0
Urussanga (INMET)0,8

Durante a tarde quase a mesma condição. O vento úmido proveniente do mar atuava causando variação de nuvens e até céu nublado em algumas áreas do litoral norte e do interior do litoral sul, como mostra a imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS hoje a tarde.


Note que tanto no interior do litoral sul como do litoral norte, a nebulosidade mais forte chega a contornar o relevo da serra geral. Já sobre o alto do planalto o predomínio foi daquelas nuvens em forma de grãos na imagem , que são altocumulus e cumulus, as quais não provocam chuva. Na Grande Florianópolis, o dia foi de muita variação de nuvens, entre elas as Cumulus, Cumulus Congestus (convectivas), Stratocumulus (baixas)e Altocumulus (médias). Veja mais na foto tirada hoje na capital.


Sobre o oeste e meio-oeste, com as poucas nuvens e a presença maior do sol, as temperaturas se elevaram durante esta quarta-feira, chegando a 27,0ºC em Caibi, 24,5ºC em Chapecó e 23,9ºC em Dionísio Cerqueira. Ainda fez frio pela manhã, acusando no termometro temperatura mínima de 2,2ºC em São Joaquim e 4,6ºC no Morro da Igreja.

No final da tarde de hoje o litoral desde Florianópolis até o sul catarinense tiveram mudança da direção dos ventos para nordeste, como mostra o gráfico abaixo da estação meteorológica automática do Ciram em Florianópolis.


Isso se deu em virtude do deslocamento do sistema de alta pressão para leste sobre o oceano ao longo do dia de hoje, influenciando na mudança de ventos. Na imagem de satélite abaixo, podemos ver onde estava centro do sistema as 21h. 


Note que a nebulosidade diminuiu na região, porém ainda há concentração de nuvens baixas pouco visíveis no litoral norte do Estado, ou seja, nas regiões onde o vento ainda não virou. No interior do leste catarinense o que predomina nesta noite são os nevoeiros, devido ao céu limpo e concentração de umidade no ar. Na imagem de detecção de nevoeiro as 21h podemos ver através das cores em azul.


O Ciram prevê uma quinta-feira com e algumas nuvens em todo o Estado, com diminuição significativa da quantidade de nuvens no litoral e Vale até o fim da manhã. Deve ter elevação das temperaturas, ficando com máximas de 25 a 26ºC na maior parte do território catarinense. Há chance de nevoeiros. O vento de nordeste deve estar intensos com rajadas de até 50km/h. No sábado a previsão por enquanto é de mudança do tempo, com a chegada de uma frente fria associada a um intenso ciclone extratropical.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, MODIS

Nenhum comentário: