Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PREDOMÍNIO MAIOR DO SOL EM BOA PARTE DE SANTA CATARINA

Esta quinta-feira teve maior predomínio do sol em boa parte de Santa Catarina, diferente dos últimos dias onde se tinha muitas nuvens e chuvas fracas isoladas no leste. No entanto pela manhã ainda havia considerável quantidade de nuvens no norte do Estado (parte era nevoeiro) e também sobre o interior do litoral sul ao longo da encosta da serra geral, como mostra a imagem do satélite Terra com o sensor MODIS em alta resolução.

Segundo as estações meteorológicas monitoradas pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), houve chuva apenas nas encostas da serra geral, Alto Vale e leste do Planalto Norte, acumulando 1,6mm no interior de Joinville e 0,4mm em Timbé do Sul e Major Vieira. Note que sobre a parte litorânea desde Itapoá a Florianópolis havia algumas nuvens em forma de grãos na imagem, que são nuvens do tipo cumulus e também cumulus congestus (grandes cumulus). Elas não impediram o aparecimento do sol. Na foto abaixo tirada hoje pela manhã em Florianópolis, pode-se ver essas nuvens.


Agora volte seus olhos para o oeste e meio-oeste do Estado naquela imagem do satélite Terra mostrada no início. Percebeu uma nebulosidade em forma de "vertebras" e "rabos de galo" com orientação sudoeste-nordeste? São nuvens lá no alto da troposfera chamadas de cirrus vertebratus e cirrus uncinus, compostas apenas por cristais de gelo. A formação delas se deu em virtude da presença de ventos fortes em altos níveis da troposfera, o famoso jato subtropical, o qual pode ser visto no mapa de velocidade e direção dos ventos em 200 hPa (em torno de 12km de altitude). Veja que a velocidade sobre SC passa dos 60 m/s ou 216km/h (lá no alto da troposfera).

Os ventos de leste a sudeste que predominaram ontem, formaram ondulações boas de sudeste hoje, formando ondas com picos de até 3 metros nas praias do litoral catarinense, sobretudo no sul, como mostra a foto abaixo tirada na praia da Vila em Imbituba, disponível no site Terra Waves.


Pela tarde, a nebulosidade mais consistente ficou limitada ao litoral norte. Sobre o nordeste, Grande Florianópolis e ao longo da Serra Geral houve presença das nuvens cumulus e cumulus congestus. Sobre o oeste e meio-oeste as nuvens altas do tipo cirrus ainda predominavam. Veja na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS as 15h (local).

As temperaturas subiram ainda mais nesta quinta-feira, fazendo até um pouco de calor no extremo oeste. Nas estações do Ciram e Inmet, foi registrado máxima de 27,2ºC em Caibi, 25,0ºC em Criciúma, 24,5ºC em Urussanga e 24,3ºC em Chapecó. A umidade relativa voltou a cair durante a tarde nessas áreas, acusando valor de 32% em Dionísio Cerqueira, 39% em São Miguel do Oeste, 41,4% em Criciúma e 42,8% em São Joaquim. Já sobre as áreas próximas do mar e também as com mais nuvens, tiveram temperaturas mais agradáveis, alcançando 19,5ºC em Laguna e 19,2ºC em São Francisco do Sul. Pela manhã, contudo, ainda fez frio devido ao ar seco, com registro de 1,2ºC em São Joaquim, 6,4ºC em Anitápolis, 7,8ºC em Água Doce, 10,5ºC em Urussanga, 10,7ºC em Concórdia e 11,6ºC em Florianópolis.

O sistema de alta pressão que influencia parte ainda de nosso litoral com ventos de leste, está intenso sobre o alto mar, com pressão atmosférica central de 1030 hPa (hectopascais) segundo dados de estações meteorológicas instaladas sobre boias oceânicas e também embarcações. Devido a formação de uma frente fria e um ciclone extratropical no leste da Argentina, a diferença de pressão causou a intensificação dos ventos ao longo da tarde e agora a noite. A rajada máxima alcançou 55,8km/h em Laguna no litoral sul. No Morro da Igreja em Urubici também já há reflexos, com a intensificação e mudança do vento para norte/noroeste, sinalizando a entrada do Jato de Baixos Níveis (ventos fortes a 1500 metros de altitude), o qual traz ar quente e úmido da Amazônia para o sul do Brasil. No gráfico da estação do Inmet lá no cume do morro, podemos detectar essa mudança de direção dos ventos.


Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a nebulosidade associada ao sistema frontal sobre o leste argentino, o qual é ilustrado, destacando o ciclone ainda em intensificação com pressão de 1012 hPa. A leste desse sistema todo temos o centro de alta pressão (letra A), que provoca a circulação de ventos de nordeste em SC, mas que chegam de leste ainda no litoral norte e assim provocando mais nuvens nessa área. As setas mais grossas em vermelho indicam o Jato de Baixos Níveis.


Para a sexta-feira, o Ciram prevê um dia de sol com poucas nuvens na maior parte do Estado, inclusive no norte. As temperaturas se elevam alcançando os 27ºC. Os ventos ainda continuam intensos no litoral e planalto devido a aproximação da frente fria. Rajadas de 50km/h são esperadas. No sábado a frente fria chega em SC trazendo chuva e temporais com risco de granizo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, GSFC, TERRA WAVES

Nenhum comentário: