Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 26 de setembro de 2010

DOMINGO CHUVOSO EM PARTE DE SC

Naufragados, Florianópolis, SC
A foto acima tirada hoje em Naufragados mostra bem como foi o dia de hoje em Florianópolis, ou seja, com céu encoberto e chuvas, as quais ficaram mais duradouras a tarde. Assim como a capital, boa parte do leste e extremo norte do Estado apresentaram essa condição de tempo. Os maiores acumulados de chuva neste domingo se deram sobretudo no litoral, parte da Grande Florianópolis, extremo sul e leste do planalto sul. Observe na imagem de satélite abaixo, a nebulosidade sobre essas regiões ao meio-dia.


Na tabela abaixo você confere os maiores valores de precipitação das últimas 24 horas, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e algumas particulares não oficiais.

Cidade/EstaçãoChuva 24h (mm)
São José (INMET)43,0
Florianópolis - Capoeiras (EST. PAULO TEMPO)42,5
Florianópolis - Lagoa da Conceição (FRANK ILHA)33,3
Biguaçú (CIRAM)30,0
Itajaí (CIRAM)24,1
Florianópolis - Itacorubi (CIRAM)22,9
Laguna (INMET)17,2
Timbé do Sul (CIRAM)14,2
Jacinto Machado (CIRAM)13,2
Urubici (CIRAM)10,9
São Francisco do Sul (CIRAM)10,2

O motivo para esse tempo chuvoso é a presença de um cavado invertido (área alongada de baixa pressão atmosférica) em superfície entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Na figura abaixo, com análise de pressão e temperatura a superfície as 9 horas da manhã, podemos notar esse cavado ilustrado sinoticamente pelos traços pretos.
O cavado foi formado e intensificado pelas chamadas correntes de jato subtropical, que são ventos fortes lá no alto da atmosfera e que estimulam a ascenção do ar úmido aqui na superfície. Esse ar úmido provinha ventos do oceano para o continente a partir de um sistema de alta pressão, ilustrado na figura com a letra A. Com isso, o ar ascendendo, forma-se uma área com menor pressão atmosférica, que é o cavado.  Na próxima figura percebemos essas correntes de jato, representadas apenas pelas áreas coloridas na imagem, sendo que os ventos mais fortes são as cores mais avermelhadas. Pela análise, os ventos estavam com velocidade máxima de até 230km/h. Salienta-se que esse vento não é na superfície, mas sim em altitudes superiores a 10 mil metros.
Além do estímulo das correntes de jato, temos ainda a influência do relevo acidentado, que ajuda para que alguns lugares chovam mais que outros. Durante a tarde, o cavado deslocou levemente para norte, em virtude da posição diferente do sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico. Agora a noite esse sistema já estava cobrindo mais o norte do estado, além do litoral. 

As temperaturas hoje se elevaram principalmente nas regiões do oeste onde não havia cobertura grande nuvens, como em em Caibi onde fez 26,4ºC e Concórdia com 24,6ºC. Já nas áreas com tempo instável, não passam muito dos 20/21ºC, chegando a registrar 19,0ºC em São José, 18,5ºC em Laguna e 18,4ºC em Indaial.

A tendência é que o sistema de alta pressão sobre o oceano se intensifique e continue interagindo com a corrente de jato subtropical, mantendo um cavado sobre nosso estado. Assim a semana tem tudo para ser chuvosa. Para a segunda-feira, o CIRAM prevê chuvas para todas as regiões.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Obs: Os mapas sinóticos da postagem são de geração própria.

Nenhum comentário: