Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO SEGUE COM CHUVA NO LESTE

Esta última semana de setembro está seguindo com chuvas persistentes no leste catarinense, sobretudo na Grande Florianópolis, encosta sul da Serra Geral e sul do Planalto Sul, onde já acumulou-se mais de 50 milímetros desde ontem. Passando pela Grande Florianópolis, em São José o acumulado de precipitação entre ontem e hoje chegou a 64,8mm, aproximadamente 43% do esperado para todo o mês de setembro.

No entanto, como essa chuva provem de circulação de umidade entre o mar e o continente, ela acaba sendo diferentemente distribuida, mesmo em pequenas regiões. Na própria região metropolitana de Florianópolis tivemos divergências de valores. Enquanto o acumulado no bairro Praia Comprida em São José nas últimas 24 horas obteve 34mm, a estação Paulo Tempo localizada no bairro Capoeiras em Florianópolis registrou 18mm. Já outra estação particular na Lagoa da Conceição acumulou 13mm. No bairro Itacorubi a estação automática do CIRAM teve menos ainda: 12,7mm.

Na encosta sul da Serra Geral e no extremo sul do Planalto Sul, os maiores valores foram em Timbé do Sul onde a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou entre ontem e hoje 46,8mm, sendo que somente hoje choveu 34mm. Em Seguida vem São Joaquim, onde choveu 66,2mm nas últimas 24 horas.

Acompanhe na tabela a seguir, os maiores valores de chuva nas últimas 24 horas em Santa Catarina, segundo o CIRAM, INMET e estações particulares não oficiais.

Cidade/EstaçãoChuva 24h (mm)
São Joaquim (INMET)66,2
São José (INMET)34,0
Timbé do Sul (CIRAM)34,0
Anitápolis (CIRAM)29,6
Jacinto Machado (CIRAM)24,4
Joinville (CIRAM)20,4
Turvo (CIRAM)18,8
Florianópolis (EST. PAULO TEMPO)18,0
Itajaí (CIRAM)16,3
Florianópolis (CIRAM)12,7

A imagem do satélite GOES-12 no canal vísivel, mostra claramente toda a faixa leste coberta pela nebulosidade, em sua maioria nuvens do tipo Nimbostratus e Stratocumulus. No interior do estado percebe-se pequenas "bolinhas", que são nuvens do tipo cumulus, que não chegam a encobrir o céu e nem provocam chuva.
O motivo para essa continuação da chuva é a presença da circulação de umidade entre o oceano e continente, através de ventos úmidos provindos de um sistema de alta pressão em alto mar. Porém, também sobre a leste do PR e SC, tinhamos pela manhã um sistema de baixa pressão com 1012 hPa, o qual interagia fazendo a circulação de umidade se concentrar ainda mais em nosso litoral. Isso junto ao relevo acidentado, acabou provocando chuvas, sobretudo em áreas de encostas ou próximo de montanhas. Na figura abaixo podemos notar esse sistemas. Note que o vento varia entre leste/nordeste e sudeste ao largo de nossa costa.


Durante todo o dia de hoje os ventos variaram ao longo quadrante leste no litoral catarinense, como mostra o gráfico abaixo, da estação meteorológica automática do INMET.


Para a terça-feira, o CIRAM prevê mais um dia de chuva. O tempo melhora na quarta-feira.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, FRANK ILHA.

Nenhum comentário: