Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEXTA-FEIRA AINDA TEVE TEMPORAIS ISOLADOS NO NORTE CATARINENSE

Durante a noite de ontem, a intensificação e deslocamento de um sistema de baixa pressão para o oceano, acabou gerando uma frente fria entre o Paraguai e SC, a qual avançou para nordeste no decorrer da madrugada e manhã de hoje. Com isso o tempo melhorou em boa parte do território catarinense. No entanto, sobre o leste, a influência ainda do sistema frontal frio formava nuvens, como mostra foto a seguir, tirada em Garopaba no litoral sul, podemos notar o céu encoberto e até com registro de chuva na região.


Apesar de não ter se convertido para um ciclone, o sistema de baixa pressão estava muito próximo do litoral catarinense favorecendo a ocorrência de rajadas mais intensas de ventos, chegando a 91,4km/h em Laguna, 51,8km/h em São Francisco do Sul, 46km/h em São José e 44,8km/h em Itajaí. Na figura abaixo, podemos notar esse sistema (letra B), destacando a entrada de um ar mais frio no interior do continente, no entanto pouco significativo.
Veja que sobre o leste catarinense, ainda havia vento de noroeste, indicando que a frente fria ainda estava sobre o continente em superfície. Porém na figura a seguir, percebe-se que a 1500 metros de altitude os ventos já haviam virado para sudoeste em boa parte de SC, sinalizando a frente fria já sobre o mar. Essa configuração acabou dando pouco suporte aquela nebulosidade comentada anteriormente.
Entretanto, veja que sobre no norte do estado, o Jato de Baixos Níveis (ventos de noroeste) ainda atuava, denotando ainda o ingresso de umidade da floresta amazônica para essa região. Por isso, a frente fria ainda estava bem configurada sobre essa pequena área catarinense, onde houve ocorrência de chuvas isoladas com descargas elétricas. Segundo as estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o acumulado das últimas 24 horas foi de 24,9mm em Joinville e 19,8mm em Itapoá.

No fim da tarde, uma pequena perturbação ciclônica em altitude vinda da Argentina, acabou formando um cavado invertido (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre o interior do estado, provocando formação de nuvens mais desenvolvidas, porém sem registro de chuva. Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a nebulosidade associada a esse cavado (traços pretos) e também aquela formada sobre o norte do estado aliada ao Jato de Baixos Níveis. Note sobre o norte nuvens muito mais significativas (cor azul), o que acabou gerando os temporais citados.


A tendência é que o sábado seja de tempo bom em Santa Catarina. As temperaturas ficam agradáveis, porém no oeste faz calor, com máxima de 28ºC segundo o CIRAM. Na região serrana, deve fazer um pouco mais de frio, com 6ºC. Entretanto, uma nova perturbação ciclônica em altitude chega da Argentina, gerando um novo cavado invertido, acarretando em aumento de nuvens a partir da noite de sábado, com chance de chuva no centro-norte catarinense no domingo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: