Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 19 de setembro de 2010

QUEM DISSE QUE O INVERNO ACABOU?

Pois é caros leitores. Em meio a esses dias mais quentes e agradáveis, muitos já colocavam um fim no inverno e esquecendo do período em que estamos. O fenõmeno La Niña (resfriamento do oceano Pacífico Equatorial e costa oeste da América do Sul), ainda segue atuando, o que provoca meses mais secos como estão acontecendo. Na figura abaixo, podemos ver que que entre os dias 11 e 18 deste mês o oceano Pacífico ao longo da linha equatorial e costa do Peru e Equador apresentavam temperaturas do mar até 3ºC abaixo do normal, sinalizando que o fenômeno está se intensificando. Note que as águas mais quentes (tons avermelhados) estão mais concentradas no sudoeste do Pacífico e na costa da Austrália e Nova Zelândia.

Além disso, uma das coisas mais significativas do La Niña é atrasar o início da primavera climática, ou seja, diferente daquela primavera astronômica que apenas delimita a posição do planeta Terra na orbita solar. Por isso, já foi previsto e estão acontecendo ainda incursões de ar frio polar e que devem ainda ocorrer até o fim de Outubro, ou seja, dentro da primavera astronômica.

Nesses últimos por exemplo, intercalados com calor, tivemos temperaturas muito próximas de 0ºC na serra e abaixo dos 10ºC em boa parte do Estado pela manhã. No entanto, foi neste final de semana que o frio ficou mais intenso, chegando a registrar temperaturas abaixo dos zero grau na serra catarinense, como em Urupema que teve -1,7ºC no sábado. Já neste domingo também negativou e as temperaturas baixas se estenderam para boa parte de SC, como é visto na tabela abaixo:

Cidade/EstaçãoTemp. Mínimas (ºC)
Morro da Igreja em Urubici (INMET)-1,0
São Joaquim (CIRAM)0,0
Anitápolis (CIRAM)3,1
Urupema (CIRAM)3,3
Água Doce (CIRAM)4,9
Ituporanga (INMET)5,6
Timbé do Sul (CIRAM)5,7
Major Vieira (INMET)5,8
Turvo (CIRAM)6,2
Araranguá (INMET)7,1
Novo Horizonte (CIRAM)8,5
Florianópolis (CIRAM)8,9
Itapoá (INMET)9,7
Itajaí (CIRAM)10,4

Ainda pela manhã fazia bastante frio pelo planalto serrano, como se observa na figura abaixo, com análise de temperatura a superfície as 9 horas da manhã deste domingo.
Durante a manhã e quase todo o dia de hoje tivemos a presença de circulação de umidade marítima no litoral, causada pelos ventos de uma sistema de alta pressão localizado em alto mar. Na figura abaixo, percebemos o sistema (letra A) atuando, com pressão central de 1032 hPa (Hectopascais). Note que os valores de umidade relativa estavam altos no leste, ao passo que no interior onde os ventos úmidos não chegam o ar está mais seco (áreas em azul).
Com ingresso de umidade aliado as relevo acidentado, houve formação de nuvens, como mostra a imagem feita pelo satélite Aqua com o sensor MODIS as 15h.

Durante a tarde, as temperaturas se elevaram mais em parte do oeste e do sul catarinense, com registro de 28,1ºC em Caibi, 25,9ºC em Chapecó, 25,4ºC em Concórdia e 24,6ºC em Urussanga. Nas outras áreas ficou agradável, com até 23,3ºC em Florianópolis, 22,2ºC em Itajaí, 22,0ºC em Calso Ramos, 20,5ºC em Major Vieira e 18,0ºC em Rio do Campo.

Também pela tarde, o que notou-se foi um significativo aumento novamente na velocidade dos ventos, inclusive pelo interior. Nas últimas 12 horas as rajadas já alcançaram 74,5km/h em Laguna, 52,9km/h em Curitibanos, 52,2km/h em São Joaquim e 51,1km/h em Dionísio Cerqueira. No litoral esses ventos são entre norte e nordeste. Já no planalto a direção é noroeste, como pode-se notar no gráfico de ventos no Morro da Igreja em Urubici. Repare a mudança na direção deles ao longo do dia.
Isso tem uma explicação. Está acontecendo gradativamente a formação de um cavado invertido entre Santa Catarina e parte do território gaúcho. Esse sistema é uma área com depressão atmosférica na borda de um sistema de alta pressão, que causa instabilidades com chuva e trovoadas. Segundo as previsões do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), esse cavado deve provocar chuva e descargas elétricas em território catarinense a partir da tarde de amanhã, se estendo pela terça-feira. A atenção se volta para terça e quarta-feira, onde os índices de instabilidade estarão muito altos e consistentes com tempestades severas no estado!

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, GSFC, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: