Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

NOVO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA PROVOCA TEMPORAIS E CHUVA SUPERIOR A 100 MILÍMETROS EM SC

A primavera astronômica, que iniciou nesta quinta-feira as 00h:09, marca a transição das condições de inverno para o verão. A nova estação já participou desta semana de tempestades em Santa Catarina, que tem ocorrido em pontos isolados. Como de costume, durante a madrugada e começo da manhã um intenso Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) cobria boa parte do centro-oeste da região Sul do Brasil e países adjacentes, como pode-se ver na imagem de satélite abaixo.


Havia muitas descargas elétricas na região, como vê-se na imagem com detecção de raios do CPTEC/INPE.

Esses sistemas, é bom salientar, são comuns nessa época do ano, durando não mais que 18 horas. O motivo para a formação dele foi novamente a forte divergência dos ventos lá nos altos níveis da troposfera, em torno de 10 mil metros de altitude. Na figura abaixo, podemos ver essa divergência através da mancha vermelha sobre o Paraguai, países vizinhos e boa parte do Sul do Brasil. Pelas linhas de corrente, percebemos que o vento se bifurca bem naquela região, gerando divergência.
Na próxima figura, podemos ver que até no nível de 500 hPa (5000 metros de altitude) havia levantamento do ar (áreas em azul), o que estimulava ainda mais a elevação do ar da superfície.
Com ingresso de umidade em boa parte das primeiras camadas inferiores da troposfera, houve formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical associadas ao SCM. A figura abaixo mostra bem essa quantidade de umidade através do indice de instabilidade K, que também denota a forte variação vertical de temperatura, o que é ótimo para tempestades. Os valores mais positivos são os mais significativos.
Sobre o restante de Santa Catarina o cavado (área alongada de baixa pressão) associado também ao ingresso de umidade e calor da floresta amazônia a 1500 metros de altitude, determinou uma madrugada e manhã com temporais isolados. Segundo o observador do blog David de Andrade, voltou a precipitar granizo em Joinville. Durante a tarde, seguidas pancadas de chuva ocorriam em meio a céu nublado e raras aberturas de sol. As imagen abaixo mostra a Lagoa da Conceição em Florianópolis com céu encoberto e chuva ao horizonte durante a manhã.


Os maiores acumulados de chuva hoje se deram no oeste, justamente devido a influência do SCM. O mais expressivo foi em Itapiranga onde choveu incríveis 120mm em menos de 24 horas! Em seguida vem São Miguel do Oeste onde teve 67,2mm acumulados. Confira os demais valores registrados hoje em SC na tabela abaixo:

Cidade/EstaçãoChuva 24h (mm)
Itapiranga (CIRAM)120,0
Dionísio Cerqueira (INMET)74,8
São Miguel do Oeste (INMET)67,2
Chapecó (CIRAM)61,5
Campo Erê (CIRAM)37,2
Campos Novos (INMET)30,0
São Joaquim (CIRAM)24,0
Blumenau (CIRAM)13,1

Agora pela noite, a formação de uma frente fria acabou levando a nebulosidade para nordeste, melhorando o tempo já no oeste catarinense com a entrada de uma massa de ar mais seco e frio. Na última imagem de satélite o leitor pode perceber essa situação, veja:


Para as próximas horas, uma área de baixa pressão atmosférica associada a frente fria se desloca para o oceano, formando um centro de baixa pressão. Isso pode acarretar em rajadas de vento forte, as quais segundo o CCIRAM devem alcançar até 80km/h na costa sul do estado. A figura a seguir, mostra esse centro de baixa pressão sobre o mar (B).


O tempo melhora em praticamente todo o estado e faz frio no final de semana.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL.

Obs: Os mapas na postagem são de geração própria.

Nenhum comentário: