Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de agosto de 2010

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO NO MAR FAVORECE MAIS UMIDADE NO LITORAL, COM CHUVISCOS E NEVOEIROS

Mais um dia dividido em Santa Catarina. Durante a madrugada e início da manhã a nebulosidade predominou mais no leste catarinense, com registro de chuva fraca. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os acumulados chegaram aos 1,4mm em Itajaí, 0,5mm em São Francisco do Sul, 0,4mm em São José e Jacinto Machado. Pela manhã, o sol já conseguia aparecer no sul do Estado mas com nebulosidade associada também e nevoeiros no nordeste catarinense, como mostra a imagem do satélite Terra com o sensor MODIS as 9 horas.


O que provocou essa nebulosidade e até chuva, foram os ventos de leste a sudeste provindos do mar a partir de um sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico, o qual está com pressão central de 1036 hPa, um valor considerável. No gráfico da estação do Ciram em Itajaí no litoral norte, é possível constatar o predomínio do vento de leste a sudeste.


A foto abaixo, registrada hoje pela manhã em Itajaí por Cristhyan Corrêa do site Terra Waves, denota bem o tempo encoberto que estava no município, assim como toda a região.


Por outro lado em todo o interior de Santa Catarina nada de nuvens. Naquela imagem de satélite pela manhã, já era possível detectar alguma névoa seca sobre o oeste. Segundo o CPTEC/INPE, havia alguma quantidade já de fumaça na região, porém muito menos que nos últimos dias. O triste é ver que na imagem aparece um ponto vermelho sobre o meio-oeste e planalto sul, indicando já focos de queimadas pela manhã nessas áreas.

Durante a tarde, com o aquecimento do continente, as nuvens que já eram rasas acabaram se dissipando ao poucos e o sol conseguiu aparecer. Havia apenas nuvens ainda sobre parte do litoral norte e do interior da Grande Florianópolis. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, podemos ver essa situação e também salientar o número maior de focos de queimadas no território catarinense.


Com o tempo mais seco sobre o interior, a umidade relativa voltou a cair, acusando pela tarde 34% em Caibi e 33% em São Miguel do Oeste, ambas no oeste do Estado. As temperaturas se elevaram alcançando até 32,3ºC em Caibi. Porém as áreas muito próximas ao mar tiveram temperaturas mais amenas como em São Francisco do Sul onde fez 21,4ºC, seguida de Laguna que teve 18,9ºC de máxima. Pelo estado, as temperaturas máximas mais altas foram:

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)32,3
Chapecó (Ciram)29,4
Concórdia (Ciram)29,1
Criciúma (Ciram)28,8
Urussanga (Inmet)28,2
Jacinto Machado (Ciram)27,2
Dionísio Cerqueira (Inmet)27,1
Joaçaba (Inmet)26,9
Massaranduba (Ciram)25,5
Celso Ramos (Ciram)25,4

No final da tarde, já pelas 17 horas, o ar se resfriava rápidamente no leste, o que aliado ao ar marítimo úmido transportado por ventos agora de nordeste, formaram muitos nevoeiros sobre a região, como mostram as fotos abaixo tiradas por mim em Florianópolis e região. Note a BR282 ao fundo quase coberta pelo nevoeiro, além de prédios e morros.


O tempo seco e quente deve continuar sobre boa parte de Santa Catarina. Segundo o Ciram, a quarta-feira deve ter temperaturas de até 30ºC pelo Estado. Chance de novos nevoeiros. No sábado o tempo muda definitivamente, com previsão de temporais e chuvas fortes. Volta a esfriar de domingo em diante.

Acompanhe no link "FURACÕES", as últimas notícias sobre o furacão Earl que amaeça Bahamas e costa leste dos EUA.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA WAVES.

Um comentário:

Caio disse...

Nossa, precisamos de chuva!!!