Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 10 de outubro de 2010

FERIADÃO SEGUE COM MAIS NUVENS E ALGUMAS CHUVAS ISOLADAS NO LESTE DE SANTA CATARINA

O feriadão prolongado do dia das crianças e de Nossa Senhora Parecida, está sendo marcado pela constante presença de nebulosidade entre pequenas aberturas de sol sobre o centro e leste catarinense. São nuvens do tipo Stratocumulus e stratus, as quais são vistas na imagem abaixo, feita pelo satélite Terra com o sensor MODIS.


Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas novamente aconteceram em maior quantidade nos pontos altos do planalto sul e Grande Florianópolis, além das encostas da Serra Geral e litoral norte catarinense. Os maiores valores se deram no Morro da Igreja em Urubici com 9,6mm, no interior de Joinville (Quiriri) com 3,8mm e em Anitápolis com 3,0mm.

Essa nebulosidade é provocada pela presença de um sistema de alta pressão pós frontal (letra A) com valor de 1030 hPa (Hectopascais) sobre o mar a leste da Argentina, que pode ser visto na figura abaixo.
Os ventos de sul/sudeste oriundos da circulação desse sistema, acabam transportando umidade para o leste de Santa Catarina. Como esse vento é frio e úmido, o ar próprio ar frio já condensa o vapor d'água e forma nuvens. Note na imagem de satélite mostrada no início, que havia menor nebulosidade quantidade de nuvens no oeste, meio-oeste e sul do Planalto Sul. Essa condição permitiu uma queda de temperatura, porém mais expressiva no alto da serra. A mínima chegou a 3,5ºC em São Joaquim e Urupema, 6,6ºC em Campo Belo do Sul e 8,1ºC em Celso Ramos. No Morro da Igreja houve uma excessão, pois mesmo com nebulosidade e mínima caiu a 2,8ºC. Vale lembrar que lá é o ponto habitado mais alto do sul do Brasil.

Durante o período da tarde, o território catarinense novamente se dividiu, mas desta vez na variável temperatura. Pois é, enquanto no oeste fez até um calorzinho, o centro-leste teve um dia ameno e até friozinho. Para se ter uma idéia, enquanto Caibi e Chapecó registram 26,8ºC e 24,3ºC respectivamente, o município de Jacinto Machado não teve mais que 18ºC! No próprio Morro da Igreja a temperatura não passou dos 6,9ºC.

A tendência é que o feriadão continue com a presença da circulação de ventos úmidos entre oceano e continente, formando ainda nebulosidade em meio a períodos bons de sol. As mínimas na serra ainda se aproximam dos 0ºC amanhã. A partir de quinta-feira volta a ter chance de tempestades em Santa Catarina, devido a um novo cavado associado ao ingresso de umidade da Amazônia para o Sul do Brasil.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: